Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

10ª Sul Beleza ocorre de 8 a 10 de novembro em Novo Hamburgo

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Batalha-dos-Barbeiros-na-Sul-Beleza-2024-Foto-por-Diego-Soares.jpg

A Sul Beleza – Feira Profissional de Beleza Estética e Bem-estar chega a sua 10ª edição confirmada para os dias 8, 9 e 10 de novembro, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS. O evento contará com dezenas de expositores, atrações e conteúdo, apresentando as últimas tendências da área para os profissionais. Reconhecida como a maior feira do setor no Sul do Brasil, a Sul Beleza projeta reunir mais de 10 mil visitantes ao longo dos três dias.

Realizada pela Fenac Experiências Conectam, em parceria com o SINCA/RS (Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares do RS), a Sul Beleza tem o propósito de conectar e fortalecer o setor da beleza na região Sul do país. Camila Cruz, coordenadora da feira, explica que a expectativa para esta edição é positiva. “Em sua 10ª edição, a Sul Beleza traz conteúdo e inovação para todas as áreas da beleza. Estamos trazendo nomes de relevância nacional para transmitir aos profissionais aquilo que será tendência em 2026. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência que vá além dos negócios, queremos inspirar, capacitar e conectar profissionais de todo o Brasil com as oportunidades reais do mercado”, destaca.

O credenciamento para a Sul Beleza já está disponível, com valor de R$ 14,00, garantindo acesso aos três dias de feira. O evento ocorre no sábado, das 12 às 20 horas, e no domingo e segunda-feira das 10 às 20 horas. O cadastro deve ser realizado através do site oficial: www.sulbeleza.com.br.

PROGRAMAÇÃO

Além das palestras, outra atração confirmada é a tradicional Batalha dos Barbeiros, que chega à sua 7ª edição, sendo realizada pela quarta vez dentro da Sul Beleza. A competição valoriza o talento, a técnica e a criatividade dos barbeiros de todo o Brasil. A 3ª Batalha das Barbeiras também está confirmada junto à programação da Sul Beleza, buscando possibilitar a integração e a troca de experiências entre as profissionais do ramo e fomentar a prática entre o público em geral. As atividades acontecerão no dia 10 de novembro, na Arena Sul Beleza.

Durante o evento, também será realizado o 12° Congresso Internacional Sonho de Manicure, nos dias 09 e 10 de novembro, no Centro de Eventos. A atividade será voltada exclusivamente ao universo das unhas, promovendo networking entre profissionais, especialistas e grandes marcas do segmento, além de apresentar o que há de mais avançado na área.

A feira ainda contará com o Espaço Multiuso, que oferecerá atividades gratuitas de 8 a 10 de novembro, incluindo apresentações e demonstrações técnicas sobre tendências no segmento da estética e beleza. O 2º Concurso Trancistas Afro RS também está confirmado e acontecerá no dia 9 de novembro, proporcionando um encontro de talento, criatividade e representatividade para valorizar as mãos que transformam tranças em expressão cultural.

Últimas Notícias