Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Veloz, ofensivo e temperamental: saiba o que esperar de Alan Benitez, novo reforço do Inter

Em busca de reforçar o elenco para o resto da temporada, o Inter contratou Alan Benitez, lateral-direito paraguaio de 31 anos, vindo do Cerro Porteño. O jogador será apresentado nesta sexta-feira (04) e Guaíba Esportes conversou com o jornalista Victor Sostoa, da Rádio Mix do Paraguai, para entender o que esperar do defensor. 

Foto Ricardo Duarte/Internacional

De acordo com Victor, Alan é um jogador de ímpeto ofensivo, “inteligente para explorar os espaços e articular com os volantes”. “A maior virtude não é defender e, sim, atacar. Ataca muito e gosta de apoiar as jogadas”, explicou. Inclusive, no Cerro Porteño de Chiqui Arce atuava em um esquema com dois laterais-direitos, com ele posicionado mais à frente e já chegou a trabalhar como um extremo pela direita. Apesar disso, Alan também sabe se portar defensivamente, conforme Victor: “se precisar se manter em zona defensiva, tem boa leitura de jogo.” 

O lado comportamental de Alan também é algo que chama atenção. O lateral é considerado “temperamental” por Victor e “acaba perdendo a cabeça por querer ganhar”. “Se corrigir tudo isso, será um jogador importante para o Inter. Quando está bem fisicamente, ‘joga muito’ e tem muitos recursos. Disputa todas as bolas e é solidário com o time, estando com a cabeça fria”, pontuou. 

Exemplo disso foi a entrada que deu em um jogador do Olímpia, em partida disputada em 2024, em que pisa, deliberadamente, no calcanhar do adversário. O episódio gerou uma suspensão de cinco jogos ao atleta.

A carreira de Alan Benítez

Aos 31 anos, o lateral iniciou a carreira no Rubio Ñú do Paraguai e logo se transferiu ao Libertad, clube em que ficou de 2012 a 2019, entre diferentes empréstimos, quando atuou pelo Benfica de Portugal e o próprio Rubio. Alan ainda passou por Olimpia e Minnesota United dos Estados Unidos.

Em sua segunda passagem pelo Cerro, ele atuava no clube desde 2023, período em que somou 76 partidas, com quatro gols marcados e oito assistências realizadas. O objetivo do clube paraguaio, inclusive, era renovar com o lateral, algo impossibilitado pela diferença do poderio financeiro do Cerro, em relação ao do Inter. 

Confira a entrevista na íntegra:

Últimas Notícias