Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Trens circularão somente entre as estações Mercado e Mathias Velho no final de semana

Foto: Rodrigo Thiel / Especial CP

No próximo final de semana (22 e 23), a operação dos trens passa por alterações devido a obras sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), realizadas em viaduto da BR 116, em Canoas. Os trabalhos na rodovia ocorrem em área sobre a via do metrô, de modo que a circulação dos trens no trecho deverá ser interrompida para garantir a segurança dos envolvidos nas obras.

No sábado e no domingo, os trens irão operar somente no trecho entre as estações Mercado e Mathias Velho, com intervalos de 15 minutos entre viagens no sábado e de 20 minutos no domingo. Para complementar o trajeto entre as estações Mathias Velho e Novo Hamburgo, o Dnit irá oferecer um serviço de ônibus sem custo adicional para os usuários do metrô, com paradas em todas as estações intermediárias do trecho, em ambos os sentidos.

O intervalo previsto entre as viagens de ônibus é de 10 minutos. As paradas desse serviço complementar, próximas às estações da Trensurb, estarão devidamente identificadas, assim como os ônibus. Vale destacar que o transporte de bicicletas e de animais nos ônibus complementares não será permitido.

Entenda como irá acontecer a operação no final de semana

A Trensurb opera das 5h às 23h

Trens

Viagem de trem entre estações Mercado e Mathias Velho (em ambos os sentidos), com trajeto complementado por ônibus no trecho entre Mathias Velho e Novo Hamburgo. Intervalos de 15 minutos no sábado e de 20 minutos no domingo.

Ônibus

Oferecido pelo Dnit, o serviço de ônibus não conta com cobrança adicional de passagem.

O transbordo trem-ônibus será realizado na Estação Mathias Velho. Os ônibus partem das estações Mathias Velho e Novo Hamburgo, atendendo também as estações São Luís, Petrobras, Esteio, Luiz Pasteur, Sapucaia, Unisinos, São Leopoldo, Rio dos Sinos, Santo Afonso, Industrial e Fenac.

  • Partidas da Estação Mathias Velho (com destino à Estação Novo Hamburgo): Das 4h25 às 23h25, com intervalos de 10 minutos.
  • Partidas da Estação Novo Hamburgo (com destino à Estação Mathias Velho): Das 4h20 às 23h05, com intervalos de 10 minutos.

Pontos de parada junto às estações

Sentido Mathias Velho – Novo Hamburgo:

  • Mathias Velho: Terminal de integração, Rua Padre Réus, 21
  • São Luís: Av. Getúlio Vargas, 8901
  • Petrobrás: Av. Getúlio Vargas, 10001
  • Esteio: Rua Mauricio Cardoso, 760
  • Luiz Pasteur: Av. Pres. Vargas, 20
  • Sapucaia: Av. Sapucaia, 2054
  • Unisinos: Av. Mauá, 3626
  • São Leopoldo: Rua São Caetano, 66
  • Rio dos Sinos: Av. Mauá, 5110
  • Santo Afonso: Rua Primero de Março, 5360
  • Industrial: Rua Primeiro de Março, 3472
  • Fenac: Av. Nações Unidas, 3850
  • Novo Hamburgo: Av. Nações Unidas, 2040

Sentido Novo Hamburgo – Mathias Velho:

  • Mathias Velho: Terminal de integração, Rua Padre Réus, 21
  • São Luís: Av. Guilherme Schell, 8801
  • Petrobrás: Av. Guilherme Schell, 10450
  • Esteio: Rua Maurício Cardoso, 751
  • Luiz Pasteur: Av. Pres. Vargas, 135
  • Sapucaia: Av. Sapucaia, 2107
  • Unisinos: Av. Mauá, 3608
  • São Leopoldo: Av. João Correa, 685
  • Rio dos Sinos: Av. Mauá, 5105
  • Santo Afonso: Rua Primeiro de Março, 3355
  • Industrial: Rua Primeiro de Março, 3477
  • Fenac: Av. Nações Unidas, 3433
  • Novo Hamburgo: Av. Nações Unidas, 2040

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias