Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Sebrae promove rodada de negócios para aproximar produtores de compradores

Crédito: Divulgação

Produtos com origem certificada, identidade territorial e histórias ligadas às suas regiões de produção estarão no centro de uma rodada de negócios promovida pelo Sebrae durante o Connection Terroirs do Brasil, em Gramado. A iniciativa reunirá cerca de 57 empresas detentoras de Indicações Geográficas (IGs) e aproximadamente 45 compradores convidados de diferentes estados brasileiros, criando oportunidades de conexão comercial e acesso a novos mercados.

A programação integra o Connection Terroirs do Brasil, evento realizado em parceria entre Sebrae e Rossi & Zorzanello, que ocorre entre os dias 10 e 13 de junho e reúne produtores, especialistas, chefs, empresários e representantes de territórios reconhecidos nacionalmente por produtos ligados à sua origem.

Segundo o analista de Competitividade Setorial do Sebrae RS, Jakson Luz, a rodada foi estruturada para aproximar pequenos produtores de compradores que atuam em nichos voltados a produtos diferenciados e de maior valor agregado: “O grande objetivo é conectar empresas que possuem Indicação Geográfica com compradores que valorizam autenticidade, procedência e produtos com características únicas. Estamos trazendo para Gramado representantes de empórios, restaurantes e mercados especializados que trabalham justamente com esse perfil de produto”.

A proposta ganha relevância especialmente pelo perfil dos empreendedores participantes. Grande parte das empresas ligadas às IGs são pequenos negócios que enfrentam dificuldades para acessar compradores de outras regiões do país e ampliar sua presença comercial. “A gente vem trabalhando fortemente na construção das Indicações Geográficas e agora também é momento de dar visibilidade a esses territórios e gerar oportunidades de mercado para os produtores”, acrescenta Luz.

As Indicações Geográficas identificam produtos ou serviços cuja reputação, qualidade ou características estão diretamente relacionadas ao território de origem. O reconhecimento protege tradições produtivas, fortalece a identidade regional e agrega valor aos produtos. Para o analista de agronegócio do Sebrae RS, André Bordignon, as rodadas de negócios representam uma das principais ferramentas de acesso ao mercado para pequenos empreendedores ligados às IGs.

“Conversar diretamente com compradores de diferentes nichos, apresentar os produtos e compartilhar as histórias por trás de cada território faz toda a diferença. Esses encontros contribuem tanto para geração de negócios quanto para fortalecer a notoriedade das Indicações Geográficas”, destaca.

Além da possibilidade de concretizar vendas e ampliar a rede de contatos, a experiência permite que produtores apresentem os fatores naturais, culturais e humanos que tornam seus produtos únicos. Bordignon ressalta ainda que produtos reconhecidos por Indicação Geográfica vêm conquistando espaço em nichos específicos de consumo, especialmente entre públicos que valorizam procedência, autenticidade e conexão com o território. Ele explica que “a construção de uma IG abre possibilidades que vão desde a proteção do saber fazer até conexões com o turismo e ampliação de mercado. Hoje existe uma valorização crescente de alimentos e bebidas que carregam identidade territorial”.

O evento também contará com feira aberta ao público, experiências gastronômicas, palestras, painéis e atrações culturais voltadas à valorização das Indicações Geográficas brasileiras.

Últimas Notícias