
O Estado recebeu nesta quarta-feira (27) um novo lote com 536 mil doses da vacina contra o vírus influenza, enviada pelo Ministério da Saúde. A distribuição para as coordenadorias regionais de saúde começa na quinta-feira (28) e seguirá a logística adotada desde o início da campanha, em março.
A campanha de vacinação contra a gripe no Rio Grande do Sul entrou na reta final com índices de adesão abaixo do esperado entre os grupos prioritários. Até o momento, apenas 42% do público-alvo — formado por crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos — recebeu a dose anual.
A Secretaria da Saúde (SES) destaca que a vacinação seguirá disponível enquanto houver doses nas unidades de saúde, independentemente da decisão de prorrogar ou não o prazo. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% desses grupos, considerados mais vulneráveis às complicações da gripe.
Cobertura vacinal no RS (até o momento):
- Idosos (60 anos ou mais): 46,9%
- Crianças (6 meses a menores de 6 anos): 25,3%
- Gestantes: 45,4%
- Total: 42,3%
A SES reforça o apelo para que as pessoas dos grupos prioritários procurem as unidades básicas de saúde o quanto antes, portando documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. A imunização é gratuita e é a medida mais eficaz para evitar complicações causadas pela gripe.
Com a remessa recebida, o Rio Grande do Sul já recebeu aproximadamente 3,8 milhões de doses em 2026. Mais 492 mil doses estão previstas para o início da próxima semana. A previsão total para o ano é de cerca de 5,2 milhões de doses.
A vacina contra a gripe é considerada a principal forma de prevenção contra o vírus influenza, reduzindo o risco de formas graves da doença e ajudando a diminuir o número de internações e mortes.
Fonte: Rádio Guaíba