Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Prefeitura de Canoas entrega reforma da UTI e abre 10 novos leitos no Hospital Universitário

Ao todo, o HU passa a ter 85 leitos de UTI à disposição dos usuários
Foto : Bruno Ourique / Prefeitura de Canoas / Divulgação

A Prefeitura de Canoas e o Hospital Universitário (HU) fizeram a entrega da reforma da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) 1 da instituição. O local agora passa a oferecer mais dez leitos de assistência avançada e de alta complexidade. A reforma da UTI 1 foi total, desde o ambiente até a aparelhagem. O investimento direto foi de mais de R$ 100 mil, além do indireto, oriundos do caixa próprio do hospital. Ao todo, o HU passa a ter 85 leitos de UTI à disposição dos usuários.

O prefeito de Canoas, Airton Souza, destacou o novo momento do HU, que está passando por melhorias importantes, e o esforço da administração municipal e do Legislativo para garantir o atendimento de saúde de qualidade à população. “Canoas é de todos. Através da unidade nós vamos buscar resultados”, disse o prefeito, destacando que a articulação com o governo federal e deputados federais e estaduais, em parceria com os vereadores canoenses, já trouxe mais de R$ 200 milhões para a saúde no Município e a integração a programas importantes, como o Agora Tem Especialistas, que poderá ser ampliado com o acréscimo ainda de outros leitos.

A secretária municipal de Saúde de Canoas, Ana Boll, destacou que a ampliação do número de leitos de UTI contempla uma necessidade da população e demonstra a capacidade do hospital em atender a demanda da região. “É uma instituição que tem um potencial gigantesco. Uma entrega de dez leitos de UTI é uma conquista.”

A superintendente da Associação Saúde em Movimento (ASM), empresa gestora do HU, Tatiani Pacheco, ressalta que a reforma é resultado de ações de gestão estratégica da instituição. “Conseguir reformar todo o espaço e abrir estes leitos significa que a população terá mais acesso à saúde. Para realizar procedimentos de alta complexidade, precisamos ter espaço na UTI. Estes dez leitos vão possibilitar que centenas de procedimentos aconteçam”, celebra.

O diretor técnico do hospital, Fernando Farias, enalteceu o trabalho das equipes de saúde. “Para abrir leitos a gente precisa de profissionais multidisciplinares, que acolhem, atendem e cuidam dos pacientes. A reforma é para estas pessoas também, que trabalharão em um ambiente melhor. São eles que salvam vidas”, afirma.

Últimas Notícias