Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Morre Mister Sam, responsável por hits dos anos 70 e produtor de Gretchen

Gretchen lamenta morte de Mister Sam em publicação no Instagram Foto : Instagram / Reprodução / CP

A cantora Gretchen confirmou nesta segunda-feira, 13, a morte de Santiago Juan Carlos Malnat, conhecido como Mister Sam, produtor responsável por seus hits “Conga, Conga, Conga”, “Freak Le Boom Boom” e “Melô Do Piripipi”. Segundo a artista, a morte ocorreu devido a um enfarte fulminante. Ele tinha 61 anos.

“Hoje me despeço de alguém que não foi apenas um compositor… mas sim, parte da minha história, da minha voz e de tantos momentos que marcaram minha trajetória artística. Muito honrada em saber que para ele eu fui o seu maior orgulho e a Maior Criação que ele fez. (…) Todo esse caminho de sucesso aconteceu porque juntos éramos imbatíveis”, escreveu Gretchen em depoimento nas redes sociais.

O DJ argentino foi radicado no País desde 1973 e construiu carreira na indústria fonográfica influenciada pela disco music e por ritmos latinos. Um dos destaques de sua carreira foi a descoberta e produção de Gretchen, então Maria Odete Miranda, com o LP de estreia “My Name Is Gretchen” (1979). Ele também assinou trabalhos com o grupo Dominó, Rita Cadillac e Nahim, entre outros.

Mister Sam ajudou a moldar um estilo dançante e provocativo que dominou o País entre o fim dos anos 1970 e os anos 1990.

O produtor também teve papel importante na divulgação da música brasileira no exterior. Trabalhando na Copacabana Discos, ajudou a inaugurar uma filial em Nova York e conectou o som do Brasil com o mundo.

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias