
Embora o comprador do Dia dos Pais demonstre estar cada vez mais planejado — com 39% das aquisições concentradas no mês de julho e 31% na primeira semana de agosto —, uma fatia significativa da população ainda optou pela corrida final às lojas. De acordo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, 9% dos consumidores pretendem deixar a aquisição do presente para as vésperas da data comemorativa. Esse contingente representa cerca de 9,3 milhões de pessoas dispostas a movimentar o comércio de última hora.
A pesquisa aponta ainda que 11% dos entrevistados já garantiram o presente com antecedência até a data da realização da pesquisa, enquanto 10% ainda não decidiram o momento da compra e 1% pretende comprar somente após a celebração. Deixar a compra para a última hora pode pesar no bolso e comprometer a saúde financeira do consumidor. O presidente da CNDL, José César da Costa, alerta para a importância de manter o orçamento sob controle, mesmo diante da pressa:
“O planejamento financeiro antes de ir às compras é fundamental para garantir a estabilidade do orçamento familiar. Quando o consumidor deixa para comprar o presente na última hora, ele perde poder de pesquisa de preços e fica exposto a decisões por impulso, estoque reduzido e preços potencialmente mais altos. Deixar para a véspera atrapalha diretamente o orçamento mensal, pois a pressa reduz a disciplina e aumenta as chances de endividamento no cartão de crédito.”


