Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Mais de 31 mil clientes estão sem energia no Rio Grande do Sul

Foto : Mauro Schaefer/CP

Na sexta-feira marcada por chuvas, temporais e granizo, 31.855 clientes estão sem energia elétrica nas duas principais concessionárias do Rio Grande do Sul. O maior número de consumidores sem luz é na CEEE Equatorial que tinha, às 13h, 25.371 afetados. Já na CPFL RGE são 6.484 clientes sem energia. Vale destacar que nem todos os casos foram motivados pelos efeitos climáticos.

Na área de concessão da CEEE, Porto Alegre é a com o maior número de problemas 6.457 clientes afetados, com 253 interrupções, entre atendimentos não programados e programados. O segundo município com mais consumidores sem energia é Capão da Canoa, com 2.232 consumidores sem o serviço em 41 interrupções.

CPFL RGE

Na área da RGE, às 10h59min, eram 6.484 clientes afetados, com 479 interrupções e 73 equipes. Destas 61 (83,56%) eram ocorrências emergenciais e 12 (16,44%) programadas. Nas estatísticas de clientes interrompidos por faixa horário 3.100 tiveram perda do serviço entre uma e três horas. Abaixo de uma hora eram 1.899 e, entre três e seis horas, eram 1.205.

  • Clientes afetados na CEEE

Porto Alegre – 8.144 clientes afetados – 233 interrupções
Eldorado do Sul – 2.832 clientes afetados – 51 interrupções
Capão da Canoa – 2.204 clientes afetados – 36 interrupções
Cristal – 2.135 clientes afetados – oito interrupções
Guaíba – 2.086 clientes afetados – 28 interrupções

  • Confira a nota oficial da CEEE
    A CEEE Equatorial informa que a forte instabilidade que atinge o Estado, com rajadas de vento de até 80 km/h, segundo registros das estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), além de queda de granizo e temporais registrados desde a quinta-feira, tem causado desligamentos que afetam clientes, especialmente na região Sul da área de concessão.
    A distribuidora está com as equipes mobilizadas para atender todas as ocorrências e restabelecer o fornecimento de energia aos clientes afetados com a maior brevidade possível, nesta sexta-feira.
    A companhia orienta os clientes a não se aproximarem de fios caídos no solo e a entrarem em contato para relatar qualquer ocorrência por meio dos canais oficiais de atendimento.

WhatsApp Clara: (51) 3382-5500
Site: Equatorial Energia
Central de Atendimento: 0800 721 2333
Aplicativo: Equatorial Energia, disponível para Android e iOS.

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias