
Porto Alegre registrou alta expressiva de doenças respiratórias e síndromes gripais nos primeiros seis meses de 2026. De janeiro a junho, foram 6.078 hospitalizações na Capital, segundo dados do sistema de regulação de internações da Secretaria Municipal de Saúde.
O número representa uma média de 53,6 internações por dia. O crescimento foi mais intenso no último trimestre. Em abril, a média diária era de 33,53. Em maio subiu para 41,68 e em junho chegou a 53,50. Nos últimos sete dias do mês, o indicador ficou em 53,80 internações por dia. Na comparação com abril, o aumento foi de 60%.
O impacto é maior entre os grupos mais vulneráveis. Dados da SMS mostram que 75,3% das hospitalizações ocorreram em crianças de até 5 anos e em pessoas acima de 60 anos.
Por faixa etária, as crianças de até 5 anos lideram, com média de 12,28 internações diárias. Em seguida estão pessoas entre 60 e 74 anos, com 7,20 por dia, e idosos com 75 anos ou mais, com média de 5,80 internações diárias.
Os três grupos estão entre os prioritários para a vacinação contra a Influenza, mas apresentam baixa cobertura vacinal, segundo a secretaria.
Para o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, o cenário é típico do outono e inverno. “Os meses de outono e inverno historicamente registram aumento na circulação de vírus respiratórios. Por isso, reforçamos o chamado para que a população mantenha a vacinação em dia e adote medidas de prevenção, especialmente entre os grupos mais vulneráveis”, alerta.
Vacinação liberada para toda a população contra gripe
A SMS reforça que a vacina contra a gripe já está liberada para todas as pessoas acima de 6 meses. Ao todo, as 132 unidades de saúde da Capital aplicam o imunizante durante a semana, inclusive à noite em postos com horário estendido até as 22h, e aos fins de semana durante a Operação Inverno.
Além da gripe, estão disponíveis pelo SUS:
- Pneumo 20: liberada desde o início de julho em todas as unidades. Indicada para crianças de 2 meses a menores de 5 anos e para pessoas com condições clínicas especiais a partir de 5 anos. Protege contra 20 sorotipos da bactéria que causa pneumonia e meningite.
- Bronquiolite/VSR: destinada a gestantes a partir da 28ª semana. A mãe produz anticorpos que são transferidos ao bebê.
- Covid-19: disponível para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas acima de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência, comorbidades e imunocomprometidas, entre outros grupos.
Prevenção
Além da vacinação, a SMS orienta higienização frequente das mãos, etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar e busca por atendimento médico em caso de agravamento dos sintomas.
Fonte: Rádio Guaíba


