Icon search

Compartilhe:

Inflação pelo IPC-S subiu 0,52% na terceira de setembro, diz FGV

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: stack-of-money-coin-with-trading-graph-1.jpg

O IPC-S da terceira quadrissemana de setembro de 2026 subiu 0,52% e acumula alta de 3,80% nos últimos 12 meses. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) hoje. Nesta apuração, três das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação.

A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo Alimentação cuja taxa de variação passou de 0,21%, na segunda quadrissemana de setembro de 2026 para 0,58% na terceira quadrissemana de setembro de 2026.

Também registraram acréscimo em suas taxas de variação os grupos: Educação, Leitura e Recreação (‑1,34% para ‑1,12%) e Vestuário (0,06% para 0,30%). Em contrapartida, os grupos Despesas Diversas (1,83% para 1,02%), Habitação (1,94% para 1,86%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,26% para 0,19%) e Comunicação (0,27% para 0,21%) apresentaram recuo em suas taxas de variação.

O grupo Transportes repetiu a taxa de variação de ‑0,09% registrada na última apuração.

Últimas Notícias