
Após um começo de ano animador, o Ibovespa B3 teve quatro meses de baixas, mas essa sequência terminou hoje. Nesta sexta-feira (31), a principal referência do mercado acionário brasileiro subiu 0,47%, aos 177.999,00 pontos, e terminou o mês com uma alta de 3,47%. Com cenário externo mais ameno, sem grandes movimentos macroeconômicos, o bom humor com a temporada de balanços, e até um certo otimismo com o setor de tecnologia, ajudou a impulsionar as bolsas globais.
Os resultados trimestrais também seguem no radar no Brasil. Após divulgar seus dados, a Vale (VALE3) terminou com alta de 0,25%. As ações da Petrobras também ajudaram o Ibovespa a subir, com o PETR4 ganhando 1,35%, na esteira do petróleo.
Neste cenário, o Ibovespa oscilou entre 178.718,91 pontos na máxima intradiária e 177.013,85 pontos na mínima do dia. O volume negociado na B3 foi de R$ 13,8 bilhões. Discursos de dirigentes do Federal Reserve em tom mais favorável aos juros altos nos EUA fizeram a moeda norte-americana ganhar força. No fim do dia, o dólar comercial subiu 0,17%, a R$ 5,07. Apesar da alta desta sexta-feira, o dólar caiu 1,82% no mês. Este ano, a divisa recua 7,73%.
(*) com B3


