
Nos nove primeiros meses deste ano, a construção civil registrou 108 novos pontos de trabalho, contra 14 no ano anterior na cidade de Guaíba, um crescimento de 671,4%. Segundo dados do Observatório Econômico da Prefeitura de Guaíba, baseada em dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego), foi registrado um crescimento de 671% nas vagas de emprego no setor no período de janeiro a setembro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.
Três setores importantes registraram crescimento e saldo positivo na geração de empregos do setor. Construção de edifícios: (+91), Obras de terraplanagem:(+32) e Instalação e manutenção de elevadores e escadas rolantes – (+27). Outros setores como aplicação de revestimentos e serviços especializados de construção (+8), além de manutenção e instalação de ar condicionado e serviços de pintura (+7) também se destacaram com números positivos na geração de vagas de trabalho.
NOVAS EMPRESAS
Informações da Receita Federal compiladas pelo Observatório Econômico apontam que, de janeiro a setembro deste ano de 2025, foram abertas várias empresas ligadas à cadeia produtiva da construção civil, com destaque para Fabricação de artigos de serralheira: 12 novas empresas (crescimento de 140,0% em relação ao mesmo período de 2024) e Comércio varejista de materiais de construção em geral: 7 empreendimentos (alta de 250,0%).
Destacam-se ainda as atividades de instalação e manutenção elétrica (30 novas empresas), serviços de pintura de edifícios (28), instalação e manutenção de sistemas de ar-condicionado, ventilação e refrigeração (13), incorporação de empreendimentos imobiliários (9) e construção de edifícios (7), entre outras iniciativas que refletem o dinamismo do setor da construção e serviços especializados.
O destaque na construção civil também pode ser observado no mercado financeiro. Segundo levantamento do Observatório Econômico, com base em dados oficiais do Banco Central, em julho o estoque de financiamento imobiliário da cidade alcançou o valor de R$ 547,8 milhões de reais, alta de 15,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Com resultados positivos em geração de empregos, crédito imobiliário e empreendedorismo, a construção civil reafirma sua importância estratégica para o desenvolvimento econômico de Guaíba. O setor segue se consolidando como um dos principais vetores de crescimento urbano e social do município, movimentando a economia, gerando renda e fortalecendo toda a cadeia produtiva local.