
A Envase Brasil inicia dia 14 de abril, terça-feira, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, reunindo 140 marcas expositoras de 12 países, apresentando soluções tecnológicas voltadas à competitividade industrial, abrangendo os setores de máquinas, insumos e embalagens para a cadeia de bebidas e alimentos. A expectativa é superar a movimentação de R$ 120 milhões em negócios registrada na edição anterior, em 2024, quando ocorreu pela primeira vez sob a gestão do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), atual promotor da feira.
O otimismo encontra respaldo na crescente necessidade de atualização tecnológica diante de um cenário produtivo exigente. “A Envase permite que a indústria brasileira acesse o que há de mais avançado no mundo em tecnologias de envasamento e embalagens, elevando o nível técnico da Serra Gaúcha e permitindo que indústrias nacionais qualifiquem sua produção para mercados globais”, explica Carlos Lazzari, presidente do Conselho Superior do CIC-BG, à frente da feira.
No encontro, o público encontrará inovações em máquinas de envase mais compactas e robustas, linhas completas de automação para final de linha e embalagens de vidro premium que unem design e menor impacto ambiental. Também haverá foco em tecnologias para eficiência de processos, como a carbonatação inteligente, e soluções que atendem às crescentes exigências de rastreabilidade e práticas ESG no setor, afirma Lazzari. “O objetivo é entregar uma feira alinhada às tendências de sustentabilidade e transformação digital, garantindo que o encontro permaneça essencial para o desenvolvimento da indústria”, reforça.
Programação
Somada aos diferenciais trazidos pelos expositores, a agenda de atrações da Envase Brasil ganha o suporte de uma programação complementar rica em oportunidades de conhecimento. Na terça-feira, após a solenidade de abertura, o presidente executivo da Abimaq, José Velloso, aborda a automação como caminho para a competitividade, seguido por Silvia Berenguer e Talita Verzeletti, às 18h, que discute as mudanças regulatórias na segurança de alimentos. Na quarta-feira, 15 de abril, os debates incluem o painel sobre água mineral às 14h30 e uma discussão sobre logística reversa de embalagens e o futuro do vidro às 15h30, com a participação de Luiza Fante e Sofia Wurlitzer.
A quinta-feira, 16 de abril, reserva espaço para o painel internacional sobre a realidade cervejeira na América Latina, às 14h30, e uma análise do cenário econômico para 2026, às 16h. Todos os dias contam com o Pitch Day, voltado à inovação e startups.