
A Embratur e a Invest RS, Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, celebraram a assinatura de uma Carta de Intenções para impulsionar o turismo e a economia do estado no cenário global. A parceria, que visa executar ações conjuntas para promover o estado como destino para turistas e investidores internacionais, é um desdobramento do plano de ação apresentado no Rio Grande do Sul durante o lançamento do Plano Brasis. Conforme dados da Embratur, de janeiro a julho deste ano, o Rio Grande do Sul recebeu 1.256.132 turistas internacionais, enquanto no mesmo período em 2024 foram 647.750, um crescimento de 93,9%.
O principal objetivo do acordo é unir a expertise da Embratur em promoção internacional com o conhecimento da Invest RS sobre as potencialidades de desenvolvimento do estado. Mais do que atrair visitantes estrangeiros, a colaboração busca fomentar novos investimentos em setores como aviação, hotelaria e eventos.
O residente da Embratur, Marcelo Freixo evidenciou que a união de forças contribuirá para o desenvolvimento e a reconstrução da imagem turística no estado. “Com esta Carta de Intenções daremos o pontapé inicial em uma colaboração que promete gerar muitos frutos, fortalecendo a presença do Rio Grande do Sul no mapa do turismo mundial e abrindo novas frentes para o desenvolvimento econômico e social do estado”, disse.
O presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, ressaltou que a parceria com a Embratur é estratégica para reposicionar o Rio Grande do Sul no cenário internacional, unindo a promoção turística à atração de investimentos em diferentes setores. “Essa iniciativa fortalece a competitividade do estado, amplia a geração de emprego e renda e consolida o turismo como vitrine para mostrar ao mundo o potencial gaúcho de desenvolvimento econômico e social. O RS é um destino estratégico para visitar, investir e residir”, disse Prikladnicki.
A Invest RS vai desenvolver essa iniciativa em parceria com a Secretaria de Turismo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Transforma RS e o Sebrae RS. Conforme o documento, a Embratur oferecerá à Invest RS suporte no compartilhamento de dados sobre o fluxo de turistas internacionais, análises conjuntas para identificar oportunidades de atração de investimentos no setor, e capacitação de agentes locais com as ferramentas de inteligência e competitividade da Agência.
Para que as ações se concretizem, a Embratur e a Invest RS desenvolverão um Plano de Trabalho que será formalizado por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). Este plano será pautado por práticas de sustentabilidade, inovação e eficiência administrativa.