Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Eliasson é apresentado pelo Inter: “Sempre sonhei em jogar no Brasil”

Foto: Marcelo Salzano / Rádio Guaíba

O Inter apresentou oficialmente o atacante Niclas Eliasson na manhã desta quarta-feira no Beira-Rio. Ao lado do diretor executivo Fabinho Soldado, vestiu a camisa 17 colorada. Ele chega do AEK Atenas, da Grécia. Pelo empréstimo de 1 temporada, o clube vai desembolsar 300 mil euros, com opção de compra de 2,5 milhões.

Eliasson reconheceu o momento difícil no Brasileirão e não escondeu a alegria pelo novo desafio na carreira. “Agradeço essa oportunidade, sempre sonhei em jogar no Brasil. Com essa camisa de um clube de tanta história, com todo sucesso que teve, estou muito feliz de fazer parte deste grupo. Sei que a situação está complicada pelo momento, mas vi os primeiros treinos e tem muitas pessoas que querem trabalhar para melhorar a situação”, reiterou.

O departamento de futebol colorado corre contra o tempo para regularizar o atacante no BID até sexta-feira. Se isso acontecer, o sueco naturalizado brasileiro pode ficar à disposição para o jogo contra o Atlético-MG, sábado, no Beira-Rio. Já em relação ao centroavante, o paraguaio Sanabria será anunciado a qualquer momento.

Últimas Notícias