A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, neste sábado (27), o segundo alerta do ano por meio da ferramenta Cell Broadcast para a Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA). O aviso foi disparado diante da condição de alerta severo, com previsão de tempestades acompanhadas de rajadas de vento que podem ultrapassar os 90 km/h.
O alerta, classificado como vermelho, indica risco muito alto de destelhamentos e outros danos estruturais. Segundo a Defesa Civil, a condição é válida até às 15h20 de hoje.
Na notificação, o órgão orienta que a população evite áreas de risco, permaneça abrigada durante os temporais, mantenha portas e janelas bem fechadas e retire aparelhos eletrônicos da tomada. Em caso de emergência, os telefones indicados são 190 e 193.
O Cell Broadcast é uma ferramenta utilizada em situações de desastres severos ou extremos e permite o envio de alertas gratuitos diretamente aos celulares conectados à rede de telefonia móvel. A mensagem aparece na tela do aparelho acompanhada de um aviso sonoro, interrompendo qualquer conteúdo em uso, inclusive quando o dispositivo está no modo silencioso.
Fonte: Correio do Povo