
No RS, três rios seguem acima da cota de inundação. Em Porto Alegre, Guaíba apresenta declínio – Foto: Vanessa Pedroso/Rádio Guaíba
As condições indicam potencial para ocorrência de tempestades severas entre a quinta-feira e a madrugada de sexta em diferentes regiões do Estado. Há possibilidade de rajadas de vento superiores a 90 km/h, queda de granizo e chuva intensa, especialmente nas regiões Oeste, Campanha, Sul, Costa Doce, Centro e Região Metropolitana de Porto Alegre.
Na manhã desta terça-feira, os rios Uruguai, Jacuí e dos Sinos seguem acima da cota de inundação, o que afeta pontos distribuídos em ao menos quatro municípios. Na Capital, o Guaíba apresentou declínio. Na última marcação, o nível da água estava em dois metros no Cais Mauá e um e oitenta e seis na Ilha da Pintada.
No último balanço divulgado pela Defesa Civil Estadual, cento e quarenta e oito municípios reportaram danos em decorrência das chuvas e do vento no Estado, entre eles, o município de Giruá, no Noroeste gaúcho, atingido por um tornado na terça-feira passada.
Uma semana depois do fenômeno climático, o vice-prefeito da localidade, Luis César Melo, relembrou o impacto sofrido pelas comunidades de Rincão dos Ribeiros e Rincão dos Melos. Segundo ele, quinze famílias reportaram danos, sendo que ao menos três tiveram perda total das residências, além de galpões e outros prejuízos relacionados às lavouras ou equipamentos agrícolas. Ao todo, ao menos trinta pessoas precisam ser acolhidas.
De acordo com o vice-prefeito, os moradores ficaram sem energia elétrica e sem água por quarenta e oito horas. No momento, os fornecimentos estão normalizados na cidade.


