
Foto : Alina Souza
Os corpos das quatro vítimas da queda de um avião de pequeno porte em Capão da Canoa, no Litoral Norte, chegaram neste sábado em Porto Alegre. De acordo com o Instituto Geral de Perícias (IGP) as necropsias ocorreram no Departamento Médico-Legal (DML), sendo os restos mortais enviados ao DML da Capital para trabalhos complementares de identificação.
Não há prazo de oficial de liberação dos cadáveres, mas a expectativa das equipes é que a liberação ocorra ainda neste final de semana. As perícias adicionais ocorrem devido ao estado de carbonização das partes após acidente. Não houve fragmentação.
Duas das vítimas foram identificadas como o casal de empresários Déborah Belanda Ortolani e Luis Antonio Ortolani, moradores de Xangri-Lá, mas naturais de Ibitinga, no interior paulista. A cidade decretou luto por conta da morte da dupla. Os outros mortos são os pilotos Nélio Maria Batista Pessanha e Renan Saes. Eles moravam em Itápolis, também em São Paulo.
De acordo com investigação policial, a aeronave, prefixo PS-RBK, modelo Piper JetPROP DLX, utilizou a taxiway para ingresso na pista e início da decolagem, não utilizando integralmente a cabeceira, deixando de aproveitar cerca de 150 metros da pista principal.
Em razão disso, houve necessidade de utilização da área de escape para tentativa de ganho de velocidade. Ocorre que não foi atingida a velocidade adequada, o que resultou na queda da aeronave. O voo tinha destino para São Paulo.
O acidente
O caso ocorreu na manhã dessa sexta-feira, na avenida Valdomiro Cândido dos Reis, próximo ao cruzamento com a rua Rio Pardo, no bairro Santa Luzia, em Capão da Canoa. Ali, às 10h38min, câmeras de segurança na região gravaram o momento em que a aeronave atingiu o telhado do restaurante Dom Inácio.
O impacto foi seguido de explosão, incendiando também ao menos duas residências nas proximidades. De acordo com a Brigada Militar, não havia clientes no restaurante nem moradores nas casas vizinhas.
A ocorrência foi atendida por Guarnições do Corpo de Bombeiros e Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) estão no local, além de equipes da Polícia Civil, Prefeitura e CEEE Grupo Equatorial. As chamas já foram controladas por volta das 11h30min.
Fonte: Correio do Povo