
O CONGREGARH 2026, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS) e principal evento de Gestão e Pessoas do Sul do Brasil, terá como tema “Quem imagina o futuro?” e, desta forma, tem como conceitos principais a autoria e dar início a algo que ainda não começou. É reconhecer que, em um tempo cercado por automação, velocidade e respostas instantâneas, continua sendo humano o ato de inaugurar um caminho. O evento acontece nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro de 2026, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, e contará com palestras de profissionais nacionais e internacionais de referência na área. As inscrições para o encontro estão abertas e podem ser realizadas por meio do site www.abrhrs.org.br/congregarh.
Os palestrantes confirmados para o congresso, até o momento, são o fundador da School of Emotions, cofundador da Dignity Inc. e criador da metodologia Emotion-Centered Coaching, Daniel Newby; o ex-diretor do LinkedIn para a Europa e América Latina, Borja Castelar; o Chief Technology Officer (CTO) da Lenovo, Ed Soo Hoo; a CEO da HSM, Singularity Brazil e Learning Village, Glaucia Guarcello; o professor dos cursos de Alta Gestão na FGV e CEO da Cenarium, Marcelo Pirani; a psicóloga, com MBA em RH e mestrado em Administração de Empresas e uma das principais vozes no Brasil sobre diversidade etária, Fran Winandy; o filósofo, psicanalista, escritor e Clinical Fellow da International Neuropsychoanalysis, Emanuel Aragão; a CEO da Sonata Brasil, phd em administração e especialista global em inovação, liderança e sustentabilidade, Soraia Schutel; o diretor do Great Place to Work Brasil, Cauê Oliveira; o consultor, diretor executivo do Centro de Experiência e Serviços da Universidad Adolfo Ibáñez e sócio da Human X, Claudio Lopez;
Também estão confirmados o Head de Comunicação e Relações Públicas da BYD Brasil, Henri Karam; o músico formado pela Berklee College of Music, pós-graduado em neurociência pelo Sírio-Libanês e fundador da Damaru Terapia Sonora, Rafael Cameron; a diretora de Medicina e Saúde Ocupacional na Bayer e a primeira médica tetraplégica do Brasil, Daniela Bortman; a estrategista, pensadora e mestre pela Central Saint Martins, de Londres, Hui Jin Park; a diretora-executiva de Marketing e Entretenimento do Grupo RBS, Caroline Torma; a Coach e consultora generativa, credenciada MCC e ACTC pela International Coaching Federation e sócia-fundadora da Voal | Desenvolvendo Pessoas, Marta Magnus; o CEO do Share, mentor da FGV Ventures e professor na ESPM, no Mackenzie e na Universidade de Coimbra, Rafael Martins; a atriz, especialista em neurociência da respiração aplicada à saúde mental e facilitadora da Comunicação Não Violenta, Fera Carvalho Leite; o futurista, CEO do Ecossistema Inova e professor do hospital Albert Einstein, Luis Rasquilha; o fundador e CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi; a jornalista, escritora e podcaster, Natália Sousa; a psicóloga, mestre pela FIA, fundadora da OrigemRh e especialista em liderança e cultura, Julia Gianzanti.
O presidente da ABRH-RS, Pedro Luiz Fagherazzi, explica a ideia e o objetivo com o tema selecionado. “O futuro da gestão de pessoas será definido por quem tem discernimento para lançar as perguntas certas, sensibilidade para perceber o que emerge e coragem para sustentar novas possibilidades dentro das organizações. O CONGREGARH 2026 se posiciona como uma provocação, a possibilidade de ampliar a consciência sobre o hoje e o amanhã em um espaço que reunirá quem entende que o futuro do trabalho e da gestão vai além da previsão de cenários. É um ambiente em que debates ganham peso estratégico e visões ganham forma, mas sempre com a crença que nós humanos seremos os protagonistas desse futuro ”, destaca.
Além do congresso, que contará com grandes nomes da área de Recursos Humanos e cases inspiradores, acontecerá, em paralelo, a EXPOCONGREGARH, feira de negócios que será realizada durante os três dias de evento e reúne empresas dos mais variados segmentos, sendo uma grande vitrine e um espaço de networking e negociações especiais de produtos e serviços para um público altamente qualificado de empresários e líderes do setor. Além disso, o local também contará com duas arenas que terão dezenas de palestras que serão ministradas simultaneamente às conferências realizadas no palco principal, oferecendo ainda mais oportunidades de aprendizado e conexão com tendências de mercado.


