Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Banrisul Cultural lança prêmio para modernizar 15 bibliotecas públicas no RS

Iniciativa visa fortalecer instituições que desenvolvem ações de impacto nas comunidades – Foto : Xadalu Tupã Jekupé / Duvulgação / CP

O Banrisul Cultural abriu inscrições para um prêmio inédito que vai selecionar 15 bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul. A iniciativa visa fortalecer instituições que desenvolvem ações contínuas de impacto em suas comunidades, premiando-as com novos mobiliários (incluindo espaços infantis e áreas multiuso) e um acervo literário de referência focado na literatura regional e estadual.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelas prefeituras e fundações municipais até o dia 13 de julho, diretamente no site oficial do Banrisul Cultural. A coordenação técnica do projeto é realizada pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS).

Como participar da seleção de bibliotecas do Banrisul

Para concorrer aos prêmios, os municípios interessados devem preencher o formulário online apresentando:

  • Histórico e informações gerais da biblioteca
  • Comprovação de atividades educativas e culturais desenvolvidas nos últimos 24 meses;
  • Registro fotográfico atual do espaço.

O foco do edital é reconhecer “espaços vivos”. Serão pontuadas iniciativas como clubes do livro, rodas de leitura, contação de histórias, oficinas culturais, palestras e ações de preservação da memória e do patrimônio local.

A ação marca a segunda etapa do projeto Bibliotecas Banrisul, iniciado em junho de 2025, que já atua na reforma e modernização de equipamentos culturais em várias regiões gaúchas.

Serviço:

Prêmio Bibliotecas Banrisul Cultural

Prazo: Até 13 de julho

Últimas Notícias