Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Acampamento Farroupilha tem movimento discreto no segundo dia e mantém piquetes em preparação

Foto: Fabiano do Amaral / Correio do Povo

O Acampamento Farroupilha teve movimento discreto na manhã deste domingo, segundo dia da programação no Parque Harmonia, em Porto Alegre. Parte dos 236 piquetes ainda não havia aberto oficialmente, enquanto outros aproveitavam o dia para concluir obras e preparar as estruturas para receber os visitantes.

Nos locais já em funcionamento, pequenos grupos circulavam entre os piquetes. O movimento maior era de integrantes das próprias entidades, que chegavam ou transitavam pelo acampamento. Perto do meio-dia, muitos começavam os preparativos para o tradicional churrasco de domingo, enquanto o salsichão era colocado na churrasqueira como aperitivo.

A música tradicionalista já fazia parte do cenário nas ruas onde havia piquetes abertos e podia ser ouvida pelo público presente. Entre os visitantes estava o casal Ione Pereira Vianna, 87 anos, e José Farias, 88, moradores do bairro Farroupilha, em Porto Alegre, e casados há 62 anos.

O casal conta que costuma frequentar o acampamento todos os anos e aproveitou a manhã para visitar piquetes, lojas e restaurantes. “Todos os anos a gente vem. Normalmente, viemos durante a semana, que é quando o movimento está mais calmo, mas hoje está tranquilo também. Está bom para passear”, contou Ione.

Pilchado para circular no evento, Vianna mantém a tradição há décadas. Ele relata que participa do Acampamento Farroupilha desde 1972 e também esteve envolvido em atividades tradicionalistas antes da realização no formato atual. “Eu venho praticamente todos os anos e cheguei a participar algumas vezes. Gosto de cultivar a tradição gaúcha e resolvemos almoçar aqui no domingo”, afirmou.

Abertura teve público pequeno

Já no sábado, primeiro dia oficial do Acampamento Farroupilha, o movimento também foi pequeno durante a manhã. A chuva marcou parte do início do dia, que depois teve períodos de tempo seco e até sol. Representantes dos piquetes avaliaram que o público tende a crescer ao longo dos próximos dias, especialmente com a proximidade do feriado de 7 de setembro.

Os participantes esperam que, nos próximos dias, mais visitantes passem pelos 236 piquetes e possam aproveitar as atrações gratuitas que reúnem tradição, gastronomia e hospitalidade. A expectativa dos organizadores é de superar os 2 milhões de visitantes da edição de 2025.

No feriado de 7 de setembro, ocorre a cerimônia oficial de abertura do Acampamento Farroupilha 2026 com a chegada da Chama Crioula. O encerramento está marcado para 20 de setembro, após 23 dias de programação ininterrupta.

Mais de 120 atrações compõem a agenda oficial, com shows diários e abertos ao público de artistas novatos e de renome da música tradicionalista, além de apresentações de CTGs, trova, chula, declamação e festivais que revelam novos talentos. Dois grandes palcos principais recebem artistas que dão voz às raízes gaúchas: o Jayme Caetano Braun, com visão 360º, e Nico Fagundes.

Na sexta-feira, os Bombeiros concederam o Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) do Acampamento Farroupilha 2026. O alvará foi expedido após a vistoria nos 236 piquetes, além dos espaços de comercialização do acampamento, no Parque Harmonia.

Fonte: Guilherme Sperafico / Correio do Povo

Últimas Notícias