
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) localizou, durante buscas realizadas na manhã desta terça-feira, as quatro pessoas que haviam desaparecido durante uma trilha na região do Cânion Tajuvas, no município de Morrinhos do Sul, no Litoral Norte.
Conforme o CBMRS, ao menos 10 bombeiros militares, incluindo a equipe do Canil e Terrestre do Batalhão de Busca e Salvamento, além dos efetivos de Torres e de Caxias do Sul participaram das buscas. As equipes utilizaram drones com câmera térmica para auxiliar nos trabalhos.
O grupo era formado por Carmelita Rodrigues dos Santos, 47 anos; Tatiana de Oliveira Hoffmann, 41 anos; Vagner Leri da Silva Almada, 38 anos; e o adolescente Bernardo dos Santos Vargas, de 15 anos. Os quatro são moradores de Caxias do Sul e participavam de uma atividade de trilha na região do Cânion Tajuvas.
O desaparecimento foi comunicado ao Corpo de Bombeiros por volta das 23h43min de domingo. Na ocasião, as condições meteorológicas no local eram consideradas adversas, com intensa neblina e chuva forte. O grupo também possuía equipamentos para acampamento e mantimentos.
Segundo o relato repassado aos bombeiros pelo guia local Marcelo Veiga da Silva, os quatro decidiram seguir de forma independente após o término das atividades. Eles teriam informado que conheciam o trajeto por meio de uma rota previamente registrada em um aplicativo de trilhas.
Durante a descida, ainda conforme o guia, o grupo teria seguido em direção à região da Cascata Três Marias, em um caminho diferente daquele previsto para o retorno. O guia afirmou ter orientado os trilheiros sobre a direção correta e indicado o retorno pela Estrada do Tajuvas.
Depois, ao retornar ao ponto inicial da atividade, o guia encontrou o veículo utilizado pelo grupo, um Prisma branco, ainda estacionado na Praça da Tajuvas. Ele então realizou novas buscas na região, mas não encontrou os trilheiros.
O último ponto em que o grupo havia sido visualizado teve as coordenadas registradas pelo guia. A partir das informações, o CBMRS estabeleceu um posto avançado e iniciou as buscas terrestres e aéreas.
Durante a operação, foram empregados integrantes do Batalhão de Busca e Salvamento Terrestre, do Pelotão de Bombeiros de Torres e agentes de inteligência, além de drones equipados com câmera termal. Guias locais também auxiliaram na procura.
Os quatro foram encontrados na manhã desta terça-feira. Até o momento, o Corpo de Bombeiros não informou o local exato onde eles foram localizados nem divulgou informações sobre o estado de saúde do grupo.
Fonte: Correio do Povo


