Icon search

Compartilhe:

Fórum de Desenvolvimento Gaúcho aponta investimentos

Foto: Correio do Povo

O Fórum de Desenvolvimento Gaúcho – Pensando o Futuro do Rio Grande marcará o início de uma nova jornada, com o compromisso de buscar alternativas para gerar novas oportunidades para o Estado. O evento, realizado pela Rádio Guaíba, pelo Sindienergia-RS, pela Farsul e Grampal, na 49ª Expointer, reunirá autoridades, lideranças do setor produtivo e especialistas para discutirem investimentos e soluções multissetoriais para a modernização da infraestrutura.

Os painelistas também analisarão diagnósticos e debaterão temas como transição energética global e a proteção das cidades contra eventos climáticos extremos. A solenidade de abertura será realizada no dia 31 de agosto, às 9h, no Centro de Eventos Carlos Sperotto, no Parque Assis Brasil, em Esteio. A programação da tarde será aberta pelo governador do Estado, Eduardo Leite, às 13h30.

Confira a programação:

  • Painel 1 (9h30 às 11h) — Rio Grande Conectado: Foco na convergência entre energias sustentáveis, logística de escoamento multimodal e competitividade da agroindústria gaúcha. Mediação do jornalista Lasier Martins.
  • Painel 2 (11h às 12h30) — A Nova Matriz Econômica: Análise sobre a atração de investimentos privados, expansão de data centers, avanço de infraestruturas digitais e formação de mão de obra técnica. Mediação do jornalista Fabiano Brasil.
  • Painel 3 (13h30 às 15h) — Proteção e Território: Discussão técnica e governamental sobre intervenções de engenharia, sistemas de macrodrenagem urbana, mapeamento de áreas de risco e contenção de cheias na Região Metropolitana e interior. Mediação do jornalista Lasier Martins.
  • Painel 4 (15h às 16h30) — O Futuro do Agronegócio: Debate sobre a liderança do campo na descarbonização, viabilidade técnica de fontes limpas (biometano/biogás) e linhas de financiamento sustentável para o produtor. Mediação do jornalista Sandro Fávero.

Informações:

  • Data: 31 de agosto de 2026
  • Local: Centro de Eventos Carlos Sperotto – Pavilhão da FARSUL (Pista B / Quadra 36) | Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio
  • Transmissão: ao vivo em 101.3 FM, portal de notícias e canais oficiais da Rádio Guaíba no YouTube e Facebook
  • Inscrições gerais (Sympla): gratuitas, com vagas limitadas

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias