Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Pão dos Pobres completa 131 anos em agosto

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Pao-dos-Pobres-de-Santo-Antonio.jpeg

A Fundação O Pão dos Pobres está completando 131 anos e realizará uma comemoração no dia 14 de agosto de 2026. A programação será realizada na quadra de esportes, na sede da Fundação, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre (RS), com atividades nos turnos da manhã e da tarde. A celebração contará com apresentações artísticas de crianças, adolescentes e jovens atendidos pela instituição, além de um momento especial de parabéns e corte do bolo comemorativo, que ocorre nos dois turnos. Durante todo o dia, brinquedos infláveis às crianças. E, no turno da tarde, apresentação da Orquestra e um chá de confraternização com os parceiros da instituição.

“Celebrar os 131 anos da Fundação O Pão dos Pobres é reafirmar nosso compromisso com a transformação de vidas. Ao mesmo tempo em que preservamos nossa história e patrimônio, seguimos olhando para o futuro. E investindo na formação de crianças, adolescentes e jovens e fortalecendo uma missão que atravessa gerações há mais de um século”, afirma José Antônio Marcolan, gerente administrativo da Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio.

Outro importante momento do aniversário será a apresentação do projeto Memorial do Pão dos Pobres, cuja inauguração está prevista para dezembro de 2026, inserido no projeto Um Pão para Partilhar. O memorial encontra-se na fase final do processo de restauro do acervo atingido pela enchente de 2024. Na ocasião, ocorrerá também o descerramento das placas no Campanário, onde está localizado o centenário relógio de carrilhão.

O projeto, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura / Pró-Cultura RS do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, está sendo viabilizado com patrocínio das empresas Vero, Sulgás, Grupo Equatorial, Vitlog Transportes e Cia Zaffari.

A iniciativa de preservação deste patrimônio tombado está sob a gestão da Cult Assessoria e Projetos Culturais e captação de recursos de Cecília Muccillo Daudt – Práxis Gestão de Projetos, e conta, ainda, com o arquiteto responsável Lucas Volpatto e a equipe da Studio1 Arquitetura; pela museóloga Bárbara Hoch e pelas conservadoras-restauradoras Anice Jaroczinski e Diana Bulcão.

Últimas Notícias