
A agenda econômica da primeira semana de agosto será marcada pela decisão de política monetária do Brasil. Uma semana após os Estados Unidos divulgarem a decisão de manter a taxa de juros inalterada em 3,50%-3,75%, será a vez do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, se reunir para definir pelo indicador brasileiro, atualmente em 14,0%. A decisão será conhecida na quarta-feira, 5.
A expectativa dos mercados é de mais um corte de 25 pontos-base na taxa Selic, dando continuidade ao ciclo de cortes iniciado em março. Nos Estados Unidos, o destaque será o relatório Jolts sobre vagas de trabalho abertas em junho. Na quinta-feira, 6, o relatório semanal de pedidos de seguro-desemprego será destaque e, fechando a semana, o relatório de empregos (“payroll”) de julho concentra as atenções dos investidores.
Por aqui, a semana começa na segunda-feira, 3, com dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) sobre o Índice de Confiança Empresarial e o IPC-S, ambos referentes a julho. Na sequência, às 8h25, o Banco Central divulga o Relatório Focus semanal com as expectativas do mercado financeiro sobre os principais indicadores econômicos. Ainda na segunda, às 10h, a S&P Global apresenta o Índice PMI da indústria de transformação de julho.
Na terça-feira, 4, a agenda traz a Pesquisa Industrial Mensal de junho divulgada pelo IBGE, cuja última variação foi de -0,6% na comparação mensal. Na quarta-feira, 5, será divulgado o Índice PMI composto de julho pela S&P Global. A tarde, o Banco Central publica o Fluxo Cambial semanal e o Índice Commodities Brasil (IC-Br) de julho. O principal evento do dia ocorre às 18h30, quando a autoridade monetária anuncia a decisão sobre a taxa básica de juros.
Na sexta-feira, 7, sem horário definido, a Anfavea divulga os dados de produção e venda de veículos de julho. Às 8h, a FGV publica o IGP-DI de julho, cuja última leitura foi de -0,68% na comparação mensal.
Ao longo da semana, a Fenabrave também divulgará os dados de emplacamentos de veículos.
ESTADOS UNIDOS
A agenda norte-americana começa na segunda-feira, 3, com a divulgação do Índice PMI da indústria de transformação de julho pela S&P Global. Em seguida será conhecido o Índice ISM da indústria de transformação. Na quarta-feira, 5, será publicado o relatório ADP sobre o emprego no setor privado em julho..
Na quinta-feira, 6, serão conhecidos os pedidos semanais de auxílio-desemprego. A semana termina na sexta-feira, 7, com a divulgação, às 9h30, do Payroll de julho, que mede a criação de vagas de emprego, além da taxa de desemprego do mesmo período.


