
O Guaíba ficou próximo da cota de alerta. O nível em Porto Alegre, na estação Usina do Gasômetro, é de 1,83m na manhã desta sexta-feira. Já no Cais Mauá, está o ponto mais crítico, com o curso d’água atingindo 2,51m, próximo da cota de inundação, que é 2,60m. A medição no ponto do Cais Mauá equivale a 83% da cota.
O aumento do Guaíba ocorre num cenário de trégua da chuva no Rio Grande do Sul. No entanto, a previsão indica que a precipitação deve retornar ao Estado já neste final de semana. No decorrer desta sexta, a nebulosidade diminui e a maior parte do estado deve ter amplos períodos de céu claro entre a tarde e a noite.
Uma massa de ar quente ingressa gradualmente no território gaúcho. A sexta começou com temperaturas amenas ou baixas, mas aquecerá rápido. Faz calor à tarde na Fronteira Oeste, Centro e no Noroeste. As máximas podem chegar a 30ºC em Santa Rosa e Uruguaiana. A MetSul Meteorologia alertou nessa quinta-feira para o alto risco de temporais com vendavais no Rio Grande do Sul neste fim de semana. A maior atividade de tempestades ocorre entre a tarde e a noite de sábado.
A instabilidade começa na região do Prata na tarde e na noite desta sexta-feira, 31, quando uma frente quente se organiza com muita chuva, grande frequência de raios, tempestades fortes a severas, granizo e vendavais. Os primeiros núcleos severos se formam na área de Buenos Aires.
Com o avanço de ar mais frio e a atuação de uma baixa pressão, o sistema se desloca como frente fria e atinge o Uruguai a partir do Sudoeste, espalhando-se por todo o país até o começo do sábado. O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) adverte para o risco de tempestades fortes e, de forma localizada, severas entre a tarde de sexta e a noite de sábado, com avanço gradual do Oeste para o Nordeste uruguaio. O órgão prevê acumulados de 40 mm a 60 mm, com volumes pontualmente superiores, além de rajadas de vento muito fortes, granizo, intensa atividade elétrica e chuva concentrada em curtos períodos.
No Rio Grande do Sul, a virada do tempo ocorre no sábado, principalmente entre a tarde e a noite, com chuva, temporais de variada intensidade e ainda probabilidade de vendavais.
Projeções do modelo de alta resolução WRF, inicializado com dados do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), mostram a linha de instabilidade atingindo o Sul do estado à tarde e alcançando a região de Porto Alegre à noite. A linha de instabilidade é estreita e de rápido deslocamento, o que agrava o risco de vendavais e concentra a chuva forte em curto intervalo, com raios e vento. Não há projeção de chuva por muitas horas seguidas.
Fonte: Correio do Povo


