Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Criminosos usam túnel de papelão para tentar invadir cofre de banco em Ivoti

Grupo usou caixas de papelão para fazer túnel improvisado – Foto : Polícia Civil / Divulgação / CP

Um túnel improvisado com caixas de papelão foi a estratégia usada por um grupo que tentou arrombar o cofre de uma agência do Banco do Brasil em Ivoti, no Vale do Sinos, na noite de sábado. A estrutura foi montada para que os suspeitos rastejassem pelo interior do banco na tentativa de evitar os sensores de movimento. A ação, no entanto, já era monitorada pela Polícia Civil, que prendeu em flagrante três homens e apreendeu um adolescente de 16 anos.

Segundo o delegado André Serrão, da 1ª Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais, a ação do grupo começou ainda na madrugada de sábado, quando os suspeitos invadiram o banco após abrirem uma grade na lateral do prédio e fazerem um corte em uma porta que ligava a área externa ao interior do banco. Eles chegaram a entrar na agência, que estava vazia, mas decidiram deixar o prédio por acreditarem que o sensor de movimento havia sido acionado, o que não se confirmou. Entretanto, a movimentação foi percebida por uma pessoa que passava pelo local e acionou a Polícia.

Ao longo do sábado, policiais permaneceram de campana nas proximidades da agência e flagraram os suspeitos monitorando o local. Depois de constatarem que o acesso aberto na invasão continuava da mesma forma, o grupo, achando que não teriam levantado suspeitas, retornou na noite de sábado por volta das 21 horas com um novo plano. No interior do banco, eles uniram as caixas para formar uma espécie de túnel e passaram a se deslocar rastejando por dentro da estrutura improvisada para tentar “driblar” os sensores de movimento. Os suspeitos já se dirigiam à sala onde fica o cofre quando foram surpreendidos pelos policiais, que acompanhavam toda a tentativa de arrombamento. Eles tentaram fugir, mas foram contidos e presos em flagrante.

Fonte: Camila Mendes / Corrreio do Povo

Últimas Notícias