
A sexta-feira (24) foi de aversão ao risco no Ibovespa B3, com o mercado avaliando o anúncio dos Estados Unidos de novas tarifas a produtos brasileiros. A principal referência do mercado acionário brasileiro fechou na mínima do dia, e caiu 1,52%, aos 174.041,95 pontos. Na semana, porém, o acumulado ainda foi positivo, com +0,19%.
Após anunciar tarifas de importação de 25% a produtos brasileiros, o governo dos EUA divulgou uma sobretaxa de 12,5%. A sobretaxa substitui a taxa global temporária de 10% aplicada desde fevereiro e vem sob a alegação de que o Brasil não adota mecanismos eficazes para impedir a importação de mercadorias produzidas com trabalho forçado.
A nova tarifa fará com que 3.985 produtos brasileiros passem a enfrentar uma tributação total de 37,5% para entrar no mercado estadunidense, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (23) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na geopolítica, o conflito no Oriente Médio seguiu no radar, desta vez com o recuo do preço do petróleo com notícias sobre negociações, embora os ataques continuem. A queda ainda pesou no Ibovespa, através das ações das petroleiras.
Neste cenário, o Ibovespa oscilou entre 176.719,62 pontos na máxima intradiária e 174.041,95 pontos na mínima do dia. O volume negociado na B3 foi de R$ 17,1 bilhões. O câmbio ficou praticamente estável, com o preço do petróleo recuando e com as novas tarifas norte-americanas. No fim do dia, o dólar comercial cedeu 0,06%, e continuou R$ 5,08.
(*) com B3


