
O projeto da Scala Data Centers prevê a implantação de um complexo voltado ao processamento de dados e inteligência artificial em Eldorado do Sul. Durante o Tá na Mesa, da Federasul, nesta quarta-feira, 01, em Porto Alegre, o vice-presidente sênior da empresa, Luciano Fialho, afirmou que o projeto já entrou na fase de licenciamento ambiental e urbanístico.
Segundo Fialho, a expectativa é iniciar as obras em 2027, caso as licenças sejam concedidas dentro do cronograma previsto. A primeira etapa prevê investimento de cerca de três bilhões de reais para a construção de um data center com capacidade de 50 megawatts. No entanto, Luciano destacou que esse representa apenas uma pequena parte do potencial total do empreendimento, que pode alcançar investimentos de dezenas de bilhões de reais ao longo da implantação completa.
O vice-presidente ainda defendeu que o Rio Grande do Sul reúne vantagens estratégicas para receber o complexo.
Ele também rebateu questionamentos sobre impactos ambientais, afirmando que o sistema de refrigeração não consome água de forma contínua e que a energia utilizada virá de capacidade já disponível na rede elétrica da região.
Na área de geração de empregos, a empresa informou que um estudo da Fundação Getulio Vargas aponta que cada vaga direta em um data center pode estimular outras 22 na economia. Durante o pico das obras, a estimativa é de até 12 mil trabalhadores atuando na construção do complexo. A operação da primeira unidade está prevista para começar entre o fim de 2028 e o início de 2029.
Fonte: Jeandro Michael / Rádio Guaíba


