
A projeção dos analistas do mercado apresentadas no Relatório Focus do Banco Central supera, novamente, os 5%. O documento mantém em 5,33% a inflação medida pelo IPCA ao final deste ano. Os dados são do Relatório Focus divulgado nesta segunda-feira, 22, pelo Banco Central do Brasil
A meta central de inflação é de 3% para 2026, e será considerada formalmente cumprida se o índice oscilar entre 1,5% e 4,5%. Desde o início de 2025, com a adoção do sistema de meta contínua, o objetivo é manter a inflação em 3%. Isso quer dizer que, se confirmada a expectativa, não haverá “estouro” da meta de inflação neste ano fechado.
No caso do IGP-M, a projeção para 2026 permaneceu em 6,15%. Para o fim de 2026, a estimativa do mercado para a taxa Selic também foi mantida em 14%. A projeção de crescimento do PIB subiu para 1,99% A expectativa para o dólar em 2026 se manteve em R$ 5,20.


