Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Instituto Coca-Cola Brasil abre 45 mil vagas para capacitação de jovens

O mercado de trabalho está em constante transformação: tecnologia, inteligência artificial, novas profissões. Mas tem algo que é imutável: a necessidade de pessoas que se adaptam rápido às suas necessidades. Neste contexto, o Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) anuncia a abertura de 45 mil vagas gratuitas para o seu programa de capacitação, o Coletivo Coca-Cola Jovem, voltado para jovens em vulnerabilidade social que querem dar o primeiro passo rumo às carreiras do futuro. Pessoas entre 16 e 29 anos, que concluíram ou estão em fase de conclusão do Ensino Médio, podem se inscrever neste site ou no aplicativo disponível para Android e IOS.

Composto por 12 videoaulas curtas e práticas, que podem ser assistidas no ritmo de cada participante, o curso foi desenvolvido para as exigências das novas carreiras, incluindo conteúdos sobre colaboração, pensamento crítico, resolução de problemas e empatia, atributos cada vez mais valorizados pelas empresas. Após formados, os participantes têm direto a um certificado e acesso a uma plataforma exclusiva com oportunidades de trabalho em mais de 400 empresas parceiras.

“Mais do que uma porta de entrada para o primeiro emprego, o Coletivo Coca-Cola Jovem é um caminho de desenvolvimento para quem quer construir uma trajetória profissional alinhada às demandas do futuro”, afirma Daniela Redondo, Diretora-Executiva do Instituto Coca-Cola Brasil, que já impactou 605 mil jovens e, até 2026, prevê alcançar 1 milhão.

Últimas Notícias