
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, nesta terça-feira (17), um alerta por meio da ferramenta Cell Broadcast para a Região Metropolitana de Porto Alegre. O aviso foi disparado diante da condição de alerta severo, com previsão de tempestades acompanhadas de granizo e rajadas intensas de vento sobre áreas próximas da capital gaúcha.
O alerta, classificado como vermelho, é válido até às 15h40 de hoje. A orientação, segundo o órgão, é buscar abrigo longe de árvores, placas e postes de energia, além de evitar áreas de risco.
Em caso de emergência, os telefones indicados são 190 e 193.
De acordo com o meteorologista da Catavento, Felipe Farias, os acontecimentos estão coerentes com a previsão e os últimos boletins e atualizações do centro de monitoramento.
“A área de instabilidade é motivada por calor e a alta umidade, provocando regiões com acumulados de chuva que, pontualmente, podem ligeiramente superar os 30 mm de chuva distribuída em alguns pontos da cidade”, explica.
Além do alerta grave, o órgão também emitiu um aviso anteriormente, classificado como laranja. A notificação anterior tem vigência até às 16h do dia 17 de fevereiro e ressalta a instabilidade atuando em maior abrangência na cidade, com chuva, vento e granizo.
A Defesa Civil de Porto Alegre informa ainda que não emitiu alerta meteorológico para o dia de hoje, e que os alertas recebidos nos celulares foram emitidos pela Defesa Civil Estadual.
Fonte: Correio do Povo