Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

FIERGS apresenta soluções em inovação, qualidade e sustentabilidade no 33º Inspiramais

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: InspiraMais.jpeg

O Sistema FIERGS, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), participa da 33ª edição do Inspiramais, salão de design, inovação e sustentabilidade de materiais que ocorre no Centro de Eventos FIERGS, nesta terça-feira, 27, e quarta-feira, 28, com estande voltado à apresentação de um conjunto de serviços técnicos e tecnológicos, direcionados aos setores do couro, calçado e artefatos. O presidente da Federação, Claudio Bier, participa da cerimônia de abertura do evento, marcada para o primeiro dia, às 11h.

No espaço, os visitantes poderão conhecer de perto as soluções técnicas oferecidas pela entidade, com atendimento realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas dos institutos Senai de Tecnologia em Couro e Calçado (IST C&C) e de Química e Meio Ambiente (IST Q&MA), voltada ao esclarecimento de demandas do setor relacionadas a requisitos técnicos, conformidade, sustentabilidade e acesso a mercados.

Durante todo o evento, serão apresentados serviços metrológicos, o Programa de Proficiência em Substâncias Restritas (PPSR), consultorias técnicas e tecnológicas, além de soluções voltadas a ESG e Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), alinhadas aos desafios enfrentados pela cadeia coureiro-calçadista e às exigências atuais do mercado. O estande também contará com materiais informativos e exibição de vídeos sobre o programa Brasil Mais Produtivo (B+P).

Além do estande, o Sistema FIERGS integra a programação oficial do Inspiramais com duas palestras. Na terça, às 17h15, a coordenadora de Serviços Técnicos e Tecnológicos do IST Q&MA, Lara Bieri, apresenta a palestra “Da Geração ao Valor: Economia Circular como Estratégia para Transformar Resíduos em Valor”. Já na quarta, às 16h15, o coordenador de Serviços de Tecnologia e Inovação, Lucas Zoldan, ministra a palestra “O Que o Cliente Não Vê, Mas Sente – Substâncias Restritas e a Qualidade Percebida do Produto”. A proposta das apresentações é aproximar temas técnicos do cotidiano das empresas, tornando conceitos como economia circular e substâncias restritas mais acessíveis a um público amplo da cadeia produtiva.

Com o mote “Turning Point” (Ponto de Virada, em tradução livre), o Inspiramais é uma realização da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização é do Brazilian Materials, com parceria do Sebrae Nacional. O credenciamento é gratuito para profissionais da cadeia produtiva do calçado no site www.inspiramais.com.br.

Últimas Notícias