
Para marcar a contagem regressiva para o Pipa Parade 2026, a Wine Locals realiza, até o dia 12 de dezembro, um live painting em um ateliê coletivo no DC Navegantes, em Porto Alegre. O espaço funciona diariamente das 9h às 18h, permitindo ao público acompanhar de perto a criação das obras que farão parte da terceira edição da maior exposição de arte a céu aberto do Sul do Brasil.
Durante cinco dias, oito artistas estarão no local trabalhando em suas barricas, cada um trazendo sua identidade estética ao conceito “A Uva Sentida”, tema do Pipa Parade 2026, que explora a sensorialidade, as emoções e a diversidade de expressões ligadas ao universo do vinho. Os artistas que participarão da ação são: Ana Alice, Caru Brandi, Du Ribeiro, Erick Peres, Henrique Fagundes, Michel Au Hasard, Tatiana Sperhacke e Wagner Mello.
A ação integra a agenda de ativações que antecedem o Pipa Parade 2026 e busca aproximar o público do processo criativo que, no próximo ano, estará espalhado por 18 cidades do Rio Grande do Sul, fortalecendo a vindima gaúcha com muita arte, cultura e enoturismo. São elas: Ametista do Sul, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Monte Belo do Sul, Pelotas, Pinto Bandeira, São João do Polêsine – Quarta Colônia, Santana do Livramento, São Francisco de Paula e Vacaria.
As obras finalizadas serão integradas ao circuito oficial do Pipa Parade 2026, que é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio da Lei Rouanet. O live panting de Porto Alegre conta com o apoio do DC Navegantes. Mais informações sobre o Pipa Parade estão disponíveis em www.pipaparade.com.br.