Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Bernardinho e Tallis Gomes estão confirmados no FLFeztival 2025

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Freepik-empreendedorismo-scaled.jpg

Liderança, vendas e mentalidade são os pilares que vão nortear a edição de 2025 do FLFeztival – O melhor evento de empreendedorismo do Sul do Brasil. Marcado para 29 de novembro, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, o encontro promete mais de dez horas de conteúdo, networking e troca de experiências entre empresários de diferentes setores.

Entre os primeiros nomes confirmados no palco estão Bernardinho, técnico multicampeão de vôlei e referência nacional em liderança e gestão de equipe; e Tallis Gomes, empreendedor e referência em gestão, liderança e inovação. Além disso, Allan Barros e Clóvis Lumertz também integram a programação.

Mais do que um evento de “palestras motivacionais”, o FLFeztival é um ponto de encontro entre quem faz negócios acontecerem. Realizado pelo Grupo Foi Lá e Fez, dos empreendedores Danilo Azambuja, Rafael Sobis e Raphaela Sefton, o evento tem como proposta unir teoria e prática a partir da vivência de quem já construiu empresas de impacto nacional. Nesta edição, estarão em foco temas como gestão, marketing e estratégias de crescimento, com ferramentas aplicáveis à rotina de qualquer empreendedor, independentemente do porte ou segmento da empresa.

O cenário atual reforça a importância da pauta. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2024, realizada pelo Sebrae, 47 milhões de brasileiros adultos têm o desejo de empreender até 2027. No Rio Grande do Sul, a estimativa chega a 40% da população -cerca de 4 milhões de pessoas- segundo levantamento feito pela mesma instituição em 2023.

A explicação está na busca crescente por autonomia profissional e novas fontes de renda. Dados da Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) mostram que, até setembro de 2025, o estado já contabiliza 231,4 mil novos empreendimentos, número próximo ao total de todo o ano passado (253,6 mil) e um recorde histórico no ritmo de abertura de empresas.

Nesse contexto, o FLFeztival é uma oportunidade para quem busca aprimorar competências de gestão e fortalecer seu negócio. Com ingressos à venda, o evento oferecerá palestras com empresários de destaque e a possibilidade de mentoria exclusiva com um dos convidados. Todos os nomes da programação serão divulgados nas próximas semanas, mas o palco do FLFeztival já recebeu, em edições anteriores, referências como Flávio Augusto, Renata Vichi, João Adibe e Rony Meisler, que compartilharam experiências reais de suas trajetórias.

PALESTRANTES

Entre os nomes já anunciados para o FLFeztival 2025 está Bernardinho, que levará ao palco a experiência de quem liderou a seleção brasileira de vôlei em quatro ciclos olímpicos, conquistando dois ouros e duas pratas. Reconhecido por sua capacidade de formar times de alta performance, tornou-se um ícone em liderança e motivação, com métodos aplicáveis a qualquer contexto organizacional.

Além de treinador, Bernardinho é empresário e palestrante, à frente de iniciativas como a Escola de Vôlei Bernardinho, o Instituto Compartilhar e o programa Roda da Excelência. Entre os temas que abordará no evento estão motivação, disciplina e desenvolvimento humano, princípios que ele aplica tanto no esporte quanto nos negócios. Ele costuma dizer que “o sucesso é uma escada, mas ninguém a sobe com as mãos no bolso”, reforçando que os grandes resultados surgem da combinação entre método, propósito e esforço contínuo.

Outro nome confirmado é Tallis Gomes, empreendedor serial, fundador e presidente do G4 Educação, além de ter criado a Singu e Easy Taxi, um dos maiores cases de startups brasileiras. Reconhecido internacionalmente, foi eleito pela Forbes como um dos jovens mais influentes do país na lista “30 Under 30”, nomeado Young Leader of the Year LATAM e considerado um Global Innovator pelo MIT.

Autor do best-seller “Nada Easy”, Tallis é uma das principais referências em gestão, liderança e inovação no Brasil, inspirando milhares de empreendedores e executivos com sua trajetória e visão sobre o futuro dos negócios.

Na véspera do FLFeztival, os participantes terão uma oportunidade exclusiva: um encontro e talk com Tallis Gomes. O momento será um jantar premium para apenas 80 empresários, oferecendo um ambiente intimista de networking e aprendizado com o empreendedor, antecipando o clima de inspiração e transformação que marcará o evento principal.

EMPRESÁRIOS

Os empresários Allan Barros e Clóvis Lumertz também estão entre os confirmados e integram a programação do evento. Mentor do G4 Educação, Allan Barros é CEO e fundador da Aceleraí e CEO da Pullse. Ele tem mais de 30 anos de experiência no mercado de varejo e comunicação, sendo reconhecido por liderar as áreas de marketing, comercial e operacional de grandes empresas, como Máquina de Vendas, Casas Bahia, Insinuante e Marabraz.

Já Clóvis Lumertz é fundador e CEO da ALLCON. Em sua trajetória, liderou mais de 1000 projetos em empresas de grande porte, tanto no Brasil quanto no exterior, incluindo marcas como Coca-Cola, Randon, Tramontina, Nike e Apple Store. Sua ampla expertise em marketing, vendas e cultura organizacional o posiciona como uma referência no desenvolvimento de estratégias competitivas.

Últimas Notícias