
Com o objetivo de impulsionar o crescimento e a visibilidade dos pequenos negócios da cadeia da moda, o Sebrae RS reforça a presença gaúcha nas principais feiras do setor em 2025 por meio do programa Estação Moda RS. A iniciativa levará empresas do Rio Grande do Sul para expor seus produtos em estandes coletivos nas feiras Zero+ e BFSHOW, dois dos maiores eventos nacionais de moda e calçados.
O Estação Moda RS tem como propósito aproximar marcas locais de novos mercados, gerando trocas enriquecedoras, parcerias comerciais e acesso a tendências e inovações que movimentam o setor no Brasil. Além de garantir visibilidade qualificada para os empreendimentos gaúchos, o programa proporciona consultorias especializadas, ações de capacitação e apoio estratégico para que as empresas estejam preparadas para negociar e expandir sua atuação.
Na edição de 2025, 17 empresas participarão do estande coletivo na feira Zero+, e 26 empresas marcarão presença na BFSHOW, em São Paulo. Em ambos os eventos, o espaço do Estação Moda RS funcionará como vitrine e ponto de conexão, oferecendo uma estrutura profissional pensada para potencializar a imagem e as vendas dos pequenos negócios gaúchos. A expectativa é que a participação nas feiras de 2025 gere grandes oportunidades comerciais e consolide o posicionamento das marcas gaúchas no cenário nacional da moda.
Para Aliana Maciel, gestora de Projetos de Moda do Sebrae RS, a presença em feiras nacionais é um passo decisivo para que os empreendedores da moda possam trazer para oRio Grande do Sul as principais tendências, novidades e práticas do mercado, fortalecendo o ecossistema local e aumentando a competitividade do setor.
“Mais do que expor produtos, o Estação Moda RS é uma oportunidade de gerar contatos, aprender com outras realidades e abrir portas para novos negócios. OSebrae está ao lado dos empreendedores para que possam transformar essas experiências em crescimento e inovação”, destaca.
EXPANSÃO
Entre as marcas que representam o potencial criativo e a força da moda gaúcha, está a Conceito Bartzen, empresa calçadista que participa do Estação Moda RS desde 2018. A empreendedora à frente da marca relembra que foi através do programa do Sebrae RS que tudo começou a ganhar escala. “Foi através do programa que nossa empresa iniciou a participação nas feiras do setor. Desde então, a Conceito Bartzen apresenta sua coleção e comercializa sua produção no espaço Estação Moda RS – Sebrae RS. De lá pra cá, essa parceria sócresceu e se fortaleceu”, detalha Carolina Bartzen.
A trajetória da marca reflete o propósito do programa: conectar pequenos negócios a novos mercados e oportunidades concretas de expansão. Além de abrir portas para as feiras mais importantes do país, o Sebrae RS oferece suporte técnico, capacitações e consultorias especializadas que fazem diferença no dia a dia das empresas.
“Para além das feiras, o trabalho com o Sebrae RS nos fortaleceu muito. Tivemos acesso a profissionais capacitados, ferramentas e oportunidades que contribuíram diretamente para o crescimento e fortalecimento da empresa, tanto nos mercados nacionais quanto internacionais”, destaca Bartzen.
Atualmente, a Conceito Bartzen está presente em eventos de referência no setor, como a BFSHOW, em São Paulo, e a Zero+, em Novo Hamburgo, ambos realizados neste mês de novembro. “Estamos com uma coleção linda esperando os clientes nas feiras. É sempre um momento muito especial para apresentar o que criamos e fortalecer nossa marca junto aos compradores e parceiros”, completa.