Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Estação Moda RS leva marcas às principais feiras do país

Crédito: Divulgação

Com o objetivo de impulsionar o crescimento e a visibilidade dos pequenos negócios da cadeia da moda, o Sebrae RS reforça a presença gaúcha nas principais feiras do setor em 2025 por meio do programa Estação Moda RS. A iniciativa levará empresas do Rio Grande do Sul para expor seus produtos em estandes coletivos nas feiras Zero+ e BFSHOW, dois dos maiores eventos nacionais de moda e calçados.

O Estação Moda RS tem como propósito aproximar marcas locais de novos mercados, gerando trocas enriquecedoras, parcerias comerciais e acesso a tendências e inovações que movimentam o setor no Brasil. Além de garantir visibilidade qualificada para os empreendimentos gaúchos, o programa proporciona consultorias especializadas, ações de capacitação e apoio estratégico para que as empresas estejam preparadas para negociar e expandir sua atuação.

Na edição de 2025, 17 empresas participarão do estande coletivo na feira Zero+, e 26 empresas marcarão presença na BFSHOW, em São Paulo. Em ambos os eventos, o espaço do Estação Moda RS funcionará como vitrine e ponto de conexão, oferecendo uma estrutura profissional pensada para potencializar a imagem e as vendas dos pequenos negócios gaúchos. A expectativa é que a participação nas feiras de 2025 gere grandes oportunidades comerciais e consolide o posicionamento das marcas gaúchas no cenário nacional da moda.

Para Aliana Maciel, gestora de Projetos de Moda do Sebrae RS, a presença em feiras nacionais é um passo decisivo para que os empreendedores da moda possam trazer para oRio Grande do Sul as principais tendências, novidades e práticas do mercado, fortalecendo o ecossistema local e aumentando a competitividade do setor.

“Mais do que expor produtos, o Estação Moda RS é uma oportunidade de gerar contatos, aprender com outras realidades e abrir portas para novos negócios. OSebrae está ao lado dos empreendedores para que possam transformar essas experiências em crescimento e inovação”, destaca.

EXPANSÃO

Entre as marcas que representam o potencial criativo e a força da moda gaúcha, está a Conceito Bartzen, empresa calçadista que participa do Estação Moda RS desde 2018. A empreendedora à frente da marca relembra que foi através do programa do Sebrae RS que tudo começou a ganhar escala. “Foi através do programa que nossa empresa iniciou a participação nas feiras do setor. Desde então, a Conceito Bartzen apresenta sua coleção e comercializa sua produção no espaço Estação Moda RS – Sebrae RS. De lá pra cá, essa parceria sócresceu e se fortaleceu”, detalha Carolina Bartzen.

A trajetória da marca reflete o propósito do programa: conectar pequenos negócios a novos mercados e oportunidades concretas de expansão. Além de abrir portas para as feiras mais importantes do país, o Sebrae RS oferece suporte técnico, capacitações e consultorias especializadas que fazem diferença no dia a dia das empresas.

“Para além das feiras, o trabalho com o Sebrae RS nos fortaleceu muito. Tivemos acesso a profissionais capacitados, ferramentas e oportunidades que contribuíram diretamente para o crescimento e fortalecimento da empresa, tanto nos mercados nacionais quanto internacionais”, destaca Bartzen.

Atualmente, a Conceito Bartzen está presente em eventos de referência no setor, como a BFSHOW, em São Paulo, e a Zero+, em Novo Hamburgo, ambos realizados neste mês de novembro. “Estamos com uma coleção linda esperando os clientes nas feiras. É sempre um momento muito especial para apresentar o que criamos e fortalecer nossa marca junto aos compradores e parceiros”, completa.

Últimas Notícias