Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Sindilojas POA realiza evento com destaque para uma nova era de vendas e de inovação no varejo

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Evento.jpeg

O Sindilojas Porto Alegre promoverá sua tradicional Palestra Especial, que neste ano chega à 14ª edição, trazendo o tema “A nova era das vendas: como converter mais e melhor”, no dia 11 de novembro, às 19h, no Teatro Unisinos, em Porto Alegre. Com o objetivo de inspirar e preparar os profissionais do comércio para o período mais movimentado do ano, o evento vai abordar as transformações do mercado, o novo comportamento do consumidor e as estratégias que impulsionam resultados em um cenário de constante mudança.

O convidado especial para este evento é Caio Camargo, especialista em inovação no varejo e host do [varejocast], o maior podcast sobre varejo do Brasil. Em uma palestra dinâmica, Caio vai mostrar como a inovação e a adaptação podem transformar o desempenho das empresas. “O mercado muda. O consumidor muda. A tecnologia avança. E o seu negócio? Empresas que não inovam viram estatística. O que funcionava ontem já não garante o sucesso de amanhã. O futuro não espera. Bora acelerar? ”, provoca o palestrante.

Com 27 anos de experiência no mercado de varejo e consumo, Caio Camargo construiu uma trajetória sólida em empresas como C&C Casa e Construção, Sodimac, Virtual Gate, Gouvêa Ecosystem e Linx. É autor do bestseller “Arroz, Feijão & Varejo”, host do [varejocast] — premiado pelo IBEVAR-FIA e Top 100 no Spotify —, além de LinkedIn Top Voice e reconhecido pela Favikon como um dos 150 maiores influenciadores de varejo do mundo (2024). Somente em 2024, Caio realizou mais de 130 palestras e workshops para empresas como Cacau Show, Grupo Boticário, Sebrae, Multiplan, Carmen Steffens e Grupo Pão de Açúcar, além de ter participado de eventos internacionais como Retail Expo e Web Summit.

“Neste período que é o mais vital para o nosso comércio, investir em conhecimento de ponta é a chave para o sucesso. A Palestra Especial reforça nosso compromisso em dar ao lojista e seus colaboradores, as ferramentas estratégicas para inovar, converter mais e garantir um fim de ano de resultados consistentes”, comentou o presidente do Sindilojas Poa, Arcione Piva.

A Palestra Especial é uma realização do Sindilojas Porto Alegre e reforça o compromisso da entidade em promover capacitação, conhecimento e motivação aos empresários e profissionais do varejo da Capital, especialmente neste período de aquecimento das vendas.

Últimas Notícias