Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Primeiras empreendedoras confirmadas para a 9ª edição do Fórum Mulher Empreendedora Gaúcha

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Empreendedorismo-scaled.jpg

O Fórum Mulher Empreendedora Gaúcha (FMEG) anuncia as primeiras empreendedoras confirmadas para a sua 9ª edição oficial, que acontece no dia 28 de novembro de 2025, na Caza Wilfrido, em Gramado (RS). Consolidado como um dos principais encontros de liderança feminina do estado, o FMEG reunirá novamente nomes inspiradores que representam o protagonismo e a força das mulheres nos negócios, na gestão pública e na inovação.

Entre as primeiras participantes confirmadas estão Luiza Brunet, representante da Organização Internacional das Migrações (OIM); Tati Oliva, Founder & CEO da Cross Networking e sócia da Holding Clube; Natalia Ardrizzo, CEO da Termolar; Helena Brochado, CEO da Você com Propósito; Fernanda Bart, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos de Porto Alegre; Tuti Moraes, da Verso Re-Luxury e do Programa Destrava e Avança; Fábio Richter, enfermeira e atual Secretária Estadual das Mulheres do RS; Vera Armando, jornalista e vereadora de Porto Alegre; e Fátima Torri, CEO do Podcast Fala Feminina.

Com o tema central voltado à valorização, conexão e desenvolvimento das mulheres empreendedoras, o evento promete um dia inteiro de trocas de experiências, inspiração e construção de redes de colaboração entre lideranças femininas de diferentes setores. A 9ª edição do FMEG tem co-realização do Avança Mulher Empreendedora e reafirma o compromisso de fortalecer o ecossistema do empreendedorismo feminino no Rio Grande do Sul.

“Mais do que um evento, o FMEG é um espaço de fortalecimento de trajetórias femininas e incentivo ao crescimento sustentável dos negócios liderados por mulheres. A cada edição, ampliamos o alcance e reafirmamos o compromisso com a transformação social e econômica por meio do empreendedorismo feminino”, destaca Tânia Cruz Costa, fundadora e presidente do Fórum.

Com uma programação dinâmica e inspiradora, o Fórum Mulher Empreendedora Gaúcha seguirá revelando novas convidadas e atrações nas próximas semanas, reforçando sua missão de conectar e impulsionar mulheres que transformam realidades por meio da inovação, da colaboração e da liderança.

Programe-se

9ª Edição Oficial do Fórum Mulher Empreendedora Gaúcha (FMEG)
28 de novembro de 2025
Caza Wilfrido – Gramado/RS
Das 9h às 19h

Ingressos no Sympla (duas modalidades):
Ingresso gratuito
Ingresso VIP (limitado a 50 lugares) – R$ 178,00 + taxas
Inclui:
• Acesso ao Lounge Cristal
• 50 cadeiras reservadas nas primeiras fileiras frente ao palco
• Experiência exclusiva no Happy Hour
• Sessão de retratos corporativos

Últimas Notícias