
O programa Reforma Casa Brasil, iniciativa do Governo Federal voltada a famílias que já têm imóvel, mas enfrentam problemas estruturais, vai viabilizar financiamentos a partir de cinco mil reais para reformas, ampliações e demais adequações relacionadas à moradia, conforme anunciou o ministério das Cidades.
Com aporte de trinta bilhões de reais do Fundo Social em linhas de crédito, o ministro Jader Filho, explicou que o programa vai contemplar famílias com renda de até nove mil e seiscentos reais. Para famílias com renda superior a esse limite, a Caixa Econômica Federal, parceira do programa, vai separar ainda dez bilhões de reais do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo.
O Ministro disse que o valor das parcelas será limitado a 25% da renda familiar e cada família poderá ter apenas uma operação ativa por vez. Jader Filho pontuou ainda que o programa oferecerá as menores taxas de juros do mercado.
De acordo com o ministro, a operação será simplificada e digital, iniciando pelo site da Caixa, a partir do dia três de novembro. Aqueles que aderirem ao programa terão o prazo de até cinco anos (sessenta meses) para quitar o financiamento.