
Uma massa de ar frio tardia vai trazer temperaturas mínimas invernais e formação de geada no Rio Grande do Sul, adverte a MetSul Meteorologia. O fenômeno começa a ingressar no território gaúcho já neste sábado e chegará acompanhada de vento, que vai soprar entre 40 km/h e 70 km/h na maioria das cidades do estado com rajadas localmente superiores.
O domingo deve amanhecer com temperaturas abaixo de 10ºC em muitas cidades do Rio Grande do Sul. Na segunda-feira, a previsão deve se repetir.
Já na terça-feira, as mínimas se elevam um pouco na maioria dos municípios do RS, com as menores marcas nas cidades de maior altitude da Metade Norte gaúcha. Os Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul podem anotar mínimas de 0ºC a 3ºC entre segunda e quarta-feira, especialmente em baixadas.
Em Porto Alegre, mínimas entre 11ºC e 13ºC nas madrugadas de segunda e quarta, mas em pontos da área metropolitana deve fazer menos.
Uma características das massas de ar frio tardias de primavera na comparação com as de inverno é a menor duração e intensidade. Por isso, os episódios de frio tendem a ser mais curtos e menos fortes que no auge do inverno entre junho e julho com as baixas temperaturas limitadas ao período da noite com marcas amenas ou agradáveis durante o dia.
Fonte: Correio do Povo