
O rompimento de um cabo de alta tensão em um poste da CEEE Equatorial, na avenida Oscar Pereira, interrompe o funcionamento da Estação de Abastecimento de Água Tratada (Ebat) 1º de Maio desde a tarde de quinta-feira, 18. O problema afeta o fornecimento de água para cerca de 11 mil moradores dos bairros Teresópolis, Cascata, Vila Nova, Nonoai, Glória, Belém Velho e da comunidade 1º de Maio.
A falha na entrada de energia da estação foi detectada às 15h26 de quinta-feira, quando o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) acionou a concessionária responsável. No mesmo período, a equipe do Dmae realizou a substituição de um transformador na área interna da estação. Desde então, o departamento aguarda o restabelecimento da energia elétrica para retomar a operação. A Ebat 1º de Maio está localizada na avenida Oscar Pereira, nas proximidades do ponto onde ocorreu o rompimento do cabo.
Segundo o DMAE, ainda não há previsão de retorno da energia.
Qualidade da água
Após paradas prolongadas, a água pode apresentar alteração temporária de cor ou gosto devido ao arraste de micropartículas das tubulações. O fenômeno não oferece risco à saúde. Se o problema persistir, o cliente pode solicitar a lavagem da rede e do ramal domiciliar pelo 156.
Canais de atendimento
Informações e serviços podem ser acessados pelo 156 (opção 2), pelo site do Dmae, e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (51) 3289-9156, destinado a atendimentos comerciais.
Fonte: Rádio Guaíba