
Uma onda de tempestades vai afetar o Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil neste fim de semana e no início da próxima semana. A MetSul Meteorologia alerta que o fenômeno é resultado do avanço de uma frente fria com uma massa de ar frio em sua retaguarda, que vai encontrar uma massa de ar quente na dianteira, formando temporais.
Existe a “possibilidade de formação de supercélulas de tempestade que podem provocar a formação de tornados e a ocorrência de correntes de vento violenta descendentes (microexplosão ou downburst), ambos fenômenos muito localizados e severos de vento que não podem ser previstos onde exatamente ocorrerão antecipadamente”, adverte a Metsul.
Tempo instável no fim de semana
A instabilidade começa neste sábado, com a possibilidade de temporais em áreas isoladas do Rio Grande do Sul. O cenário se agrava no domingo, quando um centro de baixa pressão dará origem a um ciclone, organizando a frente fria. Forte instabilidade atingirá o estado gaúcho na madrugada de domingo, e no decorrer do dia, as chuvas podem ser intensas, com muitos raios, granizo e vento forte em algumas localidades.
Com grandes nuvens de desenvolvimento vertical previstas, há risco de o granizo em alguns pontos ser de médio a grande tamanho, também com danos.
Na segunda-feira, a maior parte do Sul do Brasil começa o dia com chuva, com risco mais baixo de temporais em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Ao longo da segunda, em especial da tarde para a noite, com o avanço de ar seco e frio de alta pressão, o tempo deve melhorar em quase toda a Região Sul.
Fonte: Correio do Povo