
Os brinquedos devem dominar a preferência por quem pretende presentear no Dia das Crianças 2025. um crescimento de 10,5% na preferência, em contraste com que tem a intenção de comprar roupas que recuou para 38% da preferência, seguido por calçados e bicicletas com 9,5% das citações. É o que revela a pessquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre, que revela um cenário de otimismo e confiança no consumidor gaúcho. mo valor (38%). O gasto médio total é de R$ 488,07, com um ticket médio por presente de R$ 270,96. A expectativa para a data é que se movimente R$ 303 milhões em Porto Alegre.
O estudo traz mudanças significativas no perfil de quem presenteia, nos produtos mais desejados e nos fatores que influenciam a decisão de compra. O levantamento indica um aumento na participação dos avós, cujos gastos são impulsionados pela “economia prateada”, reflexo do maior poder aquisitivo da população acima de 50 anos. A parcela de pais presenteando seus filhos é de 40,8%, e a de avós presenteando seus netos ficou em 31,3%, diminuindo a diferença entre eles. Em 2024 essas parcelas eram de 46,8% e 29%, respectivamente.
COMPRAS
O estudo aponta uma migração do público das lojas de rua para shopping centers e o e-commerce, com a preferência por lojas de rua, caindo de 62,8% em 2024 para 42% em 2025, enquanto shoppings e e-commerce ganham espaço. O motivo principal para a mudança é a busca por segurança e comodidade.
Em relação aos gastos, cerca de 80% dos consumidores pretendem, ou gastar mais (42%) ou o mesmo valor (38%). O gasto médio total é de R$ 488,07, com um ticket médio por presente de R$ 270,96. A maioria dos consumidores (49,5%) optará por fazer suas compras na semana anterior à data comemorativa. Quinze dias de antecedência também se destaca na pesquisa, com 23,5% de respostas. Na véspera da data aparece com 11% e apenas 2,5% disseram já ter comprado o present
Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, a expectativa de dinheiro a ser injetado surpreende positivamente. “Os dados mostram que o varejo também conta com o afeto. O setor vem sendo resiliente nesses últimos tempos e, para uma data comemorativa relacionada às crianças, o afeto e o sentimento elevam a vontade de presentear, aumentando as vendas”.