
A Brewine Leopoldina, cervejaria artesanal do Grupo Famiglia Valduga, alcançou um marco histórico para o Brasil no European Beer Star 2025, um dos concursos cervejeiros mais prestigiados do mundo. Pela primeira vez, uma marca brasileira conquistou quatro medalhas em uma mesma edição. Ao todo, foram três ouros e uma prata, que colocam a cervejaria gaúcha entre as mais premiadas do país na competição. Entre os destaques, a Session IPA, a India Pale Ale e a Italian Grape Ale Riesling Renano levaram medalha de ouro, enquanto a Italian Grape Ale Gewurztraminer recebeu prata.
Considerado um dos concursos mais exigentes do setor, o European Beer Star premia apenas três rótulos em cada categoria, colocando os vencedores como as estrelas entre as cervejas. “O European Beer Star é um dos concursos mais importantes hoje, reconhecido mundialmente pela avaliação técnica e qualitativa. A Leopoldina já vinha se destacando nos últimos anos, especialmente com suas Italian Grape Ales, que são o estilo mais característico da marca”, afirma o enólogo e persona do Grupo, Eduardo Valduga.
Nesta edição, 2.202 rótulos de diferentes países participaram da competição. Destes, apenas sete brasileiros foram premiados, sendo quatro deles da Brewine Leopoldina. Para Eduardo, o resultado reforça a consistência da marca. “Metade dos prêmios foi para receitas clássicas, como a Session IPA e a India Pale Ale. A outra metade destacou as IGAs, com a Gewurztraminer e, principalmente, a Riesling Renano, que será um dos próximos lançamentos da Leopoldina. Esses resultados mostram a qualidade e a inovação que acompanham a marca desde sua criação”, complementa.
Fundada em 2016, a Brewine Leopoldina está localizada em Garibaldi, na Serra Gaúcha. Com capacidade produtiva de 60 mil litros por mês, ela atua no segmento de cervejas premium e especiais, apostando na criação de experiências que traduzem a combinação entre cerveja e vinho.
Marca foi reconhecida no World Beer Awards
Além do European Beer Star, recentemente a Brewine Leopoldina também se destacou no World Beer Awards 2025, quando a IGA Gewurztraminer foi eleita a melhor do Brasil, recebendo o título de Country Winner e medalha de ouro. Outras criações também foram reconhecidas: a IGA Sauvignon Blanc ficou com ouro e a IGA Riesling Renano com prata.
Com essas conquistas, a marca soma mais de 90 premiações nacionais e internacionais em 2025, se posicionando como uma das cervejarias brasileiras mais reconhecidas no cenário global.