Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Banrisul completa 97 anos consolidando sua trajetória de tradição e inovação

O Banrisul completa 97 anos nesta sexta-feira, 12, e marca a data com o anúncio de um conjunto de novidades que reforçam sua trajetória de solidez e tradição, ao mesmo tempo em que projeta o futuro como um banco moderno e digital. Entre os destaques estão a reformulação do aplicativo e do site Banrisul e o lançamento do Banrisul Ofertas – plataforma que conecta lojistas e clientes. O aniversário também é celebrado com uma nova campanha estrelada pela cantora Luísa Sonza.

De acordo com o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, a instituição alia segurança e solidez à conveniência de soluções digitais modernas. “Conseguimos mostrar que tradição e inovação podem caminhar juntas. Nosso compromisso é seguir ao lado dos gaúchos, oferecendo soluções que tornem a vida financeira mais simples e eficiente. Estamos construindo o Banrisul dos próximos 100 anos”, destaca.

Fundado em 1928, no Rio Grande do Sul, o Banrisul nasceu para apoiar o desenvolvimento econômico da região e, desde então, consolidou-se como o “banco dos gaúchos”. Hoje, chega aos 97 anos com 490 agências, 114 pontos de atendimento e 940 Banripontos.

App de cara nova

O principal anúncio é a reformulação do aplicativo Banrisul, que passa a oferecer uma experiência de uso mais intuitiva, acessível e segura. Com design renovado, a plataforma foi desenvolvida a partir de pesquisas com clientes e conta com recursos que colocam o usuário no centro da vida financeira. A nova versão já está disponível para os clientes.

Entre as novidades, estão:

  • Pix completo (parcelado, troco e automático)
  • Gestão de crédito com contratação rápida pelo app
  • Espaço Investimentos e integração com a InvestPlay, via Open Finance
  • Meu Banricompras, para acompanhar transações em tempo real
  • Finanças em Dia, que categoriza despesas e permite definir orçamentos mensais
  • Apple Pay e Tag Banrisul, ampliando a praticidade em pagamentos
  • Acessibilidade alinhada às diretrizes internacionais Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), que orientam como sites, aplicativos e sistemas digitais devem ser projetados para serem acessíveis a todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência visual, auditiva, motora ou cognitiva

A nova versão já está disponível para os clientes.

Site institucional de cara nova

O Banrisul apresenta o site institucional em novo layout, redesenhado para oferecer navegação mais ágil e responsiva. O portal organiza conteúdos por perfis como pessoa física, empresas, agronegócio, governos, servidores públicos e jovens, e dá maior destaque às soluções financeiras, incluindo crédito rural, cartões, investimentos e seguros. Para comunicar a renovação digital, o Banrisul lança uma campanha estrelada pela artista Luísa Sonza, que reforça a mensagem de tradição e modernidade. Gaúcha que conquistou o Brasil e o mundo sem perder as raízes, Luísa é a cara e a voz da atualização do app Banrisul em peças para TV, rádio, mídia impressa, digital e mobiliário urbano.

Outra iniciativa é o Banrisul Ofertas, plataforma que integra lojistas credenciados à Vero e correntistas do Banrisul. Por meio dela, os estabelecimentos podem cadastrar promoções no app Vero Gestão, que ficam disponíveis aos clientes no aplicativo Banrisul.

Com investimento zero para empresários e usuários, o programa funciona como uma vitrine digital que amplia a visibilidade dos negócios e atrai novos consumidores. Inicialmente lançado em Porto Alegre, no segmento de gastronomia, será expandido gradualmente para outras áreas e cidades.

Parceria com a Opinião Produtora

A partir de 19 de setembro, clientes Banrisul poderão aproveitar condições especiais para espetáculos nas casas Araújo Vianna, Bar Opinião, KTO Arena e Teatro Túlio Piva. Com o cartão de crédito Banrisul (Visa ou Mastercard), cada cliente terá direito a 50% de desconto na compra de até quatro ingressos, tanto nas bilheterias quanto nas compras online pela plataforma Sympla.

Os clientes que optarem pelo Banricompras também poderão usufruir do mesmo benefício diretamente nas bilheterias. A partir da parceria, todas as casas contarão com exclusividade da máquina Vero.

O lançamento desta parceria será marcado pelo patrocínio do show Acústico Bandas Gaúchas – 20 Anos, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro, no Auditório Araújo Vianna.

Últimas Notícias