Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Prêmio Destaques Correio do Povo prestigia produtores rurais gaúchos

O Prêmio Destaques Correio do Povo foi entregue aos agraciados na noite deste domingo, em Porto Alegre | Foto: Mauro Schaefer

O Prêmio Destaques Correio do Povo ocorreu na noite deste domingo, em Porto Alegre, no espaço de eventos Casa Vetro. Já tradicional no calendário do agronegócio gaúcho, todo ano o evento prestigia os melhores expositores da Expointer, marcando o encerramento da feira. A escolha dos campeões passa pelo crivo técnico do médico veterinário José Arthur Martins, que compõe a banca avaliadora do prêmio.

Nesta edição da feira agropecuária, ao todo, o prêmio do Correio do Povo destacou 12 produtores agropecuários, criadores de diferentes animais, como bovinos, búfalos, cavalos, coelhos e ovelhas.

“Esse ano está sendo muito importante porque estamos comemorando duas datas fechadas, os 35 anos do Prêmio Destaques e os 130 anos do aniversário do veículo Correio do Povo”, celebrou o presidente do Correio do Povo, Marcelo Dantas, durante o evento.

Márcia Linhares foi uma das representantes femininas de produtores rurais que receberam o troféu Destaques Correio do Povo. Dona de uma propriedade em Uruguaina, ela participou na 48ª Expointer como a maior expositora de equinos e teve um cavalo da Raça Crioula premiado como o animal campeão da feira.

“Só tenho a agradecer a toda a equipe, uma equipe muito engajada, com nossos propósitos, com as nossas metas, estou muito contente com tudo que aconteceu. Nós éramos os maiores expositores de equinos, tínhamos 24 animais da marca, sendo 13 trazidos por clientes nossos e 11 trazidos pela Cabanha”, agradeceu Márcia.

Outro homenageado da noite foi Delfino Beck Barbosa, de Camaquã, criador de búfalos. “A importância (deste prêmio) não é para mim, a importância é do trabalho que a gente tem, eu já tenho um filho que é dono, que toca a fazenda. Nós até importamos búfalos da Itália em 1989. Tivemos lá 100 dias no veterinário para trazer esses animais, uma novela, dava para escrever um livro”, relata o produtor rural.

Confira os vencedores do 35º Prêmio Destaques Correio do Povo:

Destaque: Coelhos | Rogério Kummer – Fazenda Cunicultura Ponche Verde – DOM PEDRITO

Destaque: Caprinos | Raça Anglonubiana – Jaqueline Schneck – Cabanha Tchê Piá – Morro Reuter

Destaque: Ovinos Lã | Raça Corriedale – Joaquim Soares Neto – BAGÉ

Destaque: Ovinos Carne | Texel naturalmente colorido – AMANDA E ALINE CARLOS GOMES – CABANHA CRIUVA – GLORINHA

Destaque: Ovinos Pele e Leite | CRIOULA ALMICAR JARDIM MATOS E SANTIAGO IGUINY – Dom Levino – BAGÉ

Destaque: bovinos de corte | Charoles – AUGUSTO MARQUES DE SOUZA E FILHOS – Estância do Batovi – SÃO GABRIEL

Destaque: Bovino mistos | Raça Simental Fleckvieh – Wanderley Berte – Fazenda Sonho e Realidade – AGUA DOCE-SC

Destaque: Bubalinos | DELFINO BECK BARBOSA – Fazenda Panorama – Camaquã – RS

Destaque: Bovinos | Raças sintéticas BRANGUS – ELIO ROQUE OTTONI – Agroottoni – SANTO ANTONIO DAS MISSÕES

Destaque: Zebuínos | BRAHMAN – CLEVERSON CEREGATTI – Fazenda Ceregatti – POUSO REDONDO-SC

Destaque: Pôneis | Guilherme Ribeiro Fernandes – Haras São Rafael – São Lourenço do Sul

Destaque: Equinos | Raça Crioula – Marcia Linhares – GAP genetica – Uruguaiana

Destaque: Pássaros | Pedro Antonio Cordeiro da Costa – PORTO ALEGRE

Destaque: Bovinos Leiteiros | GIR LEITEIRO – José Adalmir Ribeiro do Amaral – Fazenda das Nogueiras – Caxias do Sul

Correio do Povo

Últimas Notícias