
Com a forte chuva registrada na madrugada e manhã desta sexta-feira e a elevação do nível do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre, uma rachadura foi aberta e está extravasando água em um emissário de esgoto sanitário localizado na avenida Ipiranga, zona Leste de Porto Alegre. O vazamento, que também provoca pontos de alagamento na via, está bloqueando a passagem de veículos na terceira faixa, no sentido Centro-bairro, próximo à esquina com a rua Machado de Assis.
De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o ponto de extravasamento se deu por conta da elevação do arroio após a grande quantidade de chuva. A autarquia informou que a estrutura passará por manutenção das equipes assim que o evento climático chegar ao fim. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) sinalizou o local, e os veículos precisam desviar para as outras pistas.
VÍDEO | Com a chuva e a elevação do nível do arroio Dilúvio, um buraco aberto extravasa água de emissário de esgoto sanitário na avenida Ipiranga, bloqueando a passagem de veículos na terceira faixa, sentido centro-bairro, próximo à rua Machado de Assis.
— Correio do Povo (@correio_dopovo) August 22, 2025
📹Leticia Pasuch pic.twitter.com/ENk3axhsQz
De acordo com os totens da Defesa Civil, os maiores acumulados de chuva até às 9h desta sexta-feira foram registrados na Lomba do Sabão (78,8mm), Passo das Pedras (68,2mm), Rua da Represa (65,4mm), Sarandi – Nova Brasília (64,1mm), Sarandi – Assis Brasil (62mm), Ilha dos Marinheiros (59,1mm), Vila Farrapos (58,3mm), Lami (56,6mm), Ilha da Pintada (54mm) e Guarujá (52,1mm).
Segundo a MetSul Meteorologia, a chuva foi consequência da frente quente que começou a se formar no final de quinta-feira no Rio Grande do Sul, e se organizou durante a madrugada de sexta-feira com nuvens de grande desenvolvimento vertical, ou seja, carregadas. A previsão é que nesta segunda metade do dia a instabilidade ceda, e podem ocorrer momentos de melhoria com vento Norte forte e abafamento.