
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as falhas no Serviço Público de Distribuição de Energia prestado pelas concessionárias CEEE Equatorial e RGE, se reuniu na tarde desta quarta-feira (20) para realizar a eleição do relator e do vice-presidente. O deputado Marcus Vinícius (PP) foi escolhido como relator, e o deputado Capitão Martim (Republicanos) será o vice-presidente da comissão.
Marcus Vinícius teve sete votos para o cargo, enquanto Jeferson Fernandes (PT), cinco. Candidato único para o cargo de vice-presidente, o parlamentar Capitão Martim recebeu 11 votos, com uma abstenção.
O presidente da comissão, deputado Miguel Rossetto (PT), informou que na próxima quarta-feira (27) a CPI se reunirá novamente, após a sessão plenária. A previsão é de que, neste encontro, seja debatido e votado o plano de trabalho da CPI, dentre outras questões.
Segundo Rossetto, será um “trabalho sério”. “Vamos investigar com muito rigor do porquê do serviço ser tão ruim. Nosso povo paga e paga bem por esse serviço de energia elétrica e tem direito a um serviço de qualidade. Não é aceitável que as companhias não estejam entre as 10 melhores, elas sempre estão entre as 10 piores do Brasil. É preciso dar um basta a esse processo recorrente de interrupção da energia elétrica, a demora na religação, alteração de frequências nas tensões e falta de informações.”
Fonte: Rádio Guaíba