Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

EXPOAGAS 2025: Vibra Foods divulga novidades do portfólio Nat

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Vibra-Foods-divulga-novidades-do-portfolio-Nat-na-Expoagas-2025_FOTO-Jose-Pedro-Jobim-scaled.jpg

A gaúcha Vibra Foods, um dos maiores players da avicultura nacional, apresentará novidades que entraram neste ano no portfólio da marca Nat, durante a Expoagas 2025, maior feira do setor supermercadista do Cone Sul, que ocorre de 19 a 21 de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. O estande institucional da empresa dará destaque aos novos cortes frescos temperados somente com ingredientes naturais, à renovação da linha Food Service, às novas embalagens de Nat Verde e ao lançamento da linha de empanados, que começa a chegar aos supermercados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina no final do mês de setembro.

“Nosso portfólio está alinhado às demandas atuais do consumidor moderno, que têm cada vez mais se interessado por marcas que oferecem praticidade e saudabilidade. Estes atributos também chamam a atenção do varejista, atacadista e de todos os profissionais do setor alimentício com quem estreitamos o relacionamento em eventos desta natureza”, afirma a gerente de Marketing da Vibra Foods, Andrea Pozzebon Medeiros. 

Andrea destaca que a Vibra Foods, que se diferencia no mercado avícola por manter controle de toda a cadeia produtiva do frango – do campo ao varejo -, desenvolve produtos com tecnologia e inovação, priorizando qualidade, segurança e conveniência aos consumidores. Um dos exemplos é o lançamento da linha de empanados, desenvolvida 100% com carne de frango (criados sem o uso de antibióticos), com baixo teor de sódio, preparada com óleo de girassol, com uso de temperos somente naturais e ingredientes selecionados, que ajudam a garantir uma alimentação saudável. A novidade fará parte da entrada do jantar especial oferecido pela organização do evento aos supermercadistas convidados, no dia anterior à abertura da feira. 

Outro produto que estará em evidência é o Nat Verde, que está com embalagens com novo design para valorizar ainda mais atributos como a certificação que assegura que todas as etapas de criação das aves foram livres de antibióticos e promotores de crescimento. O resultado é a oferta de cortes mais naturais e saudáveis. Dentro desta linha, a bandeja temperada também é lançamento. 

No estande também será possível conhecer mais sobre a nova linha de cortes frescos temperados somente com ingredientes 100% naturais: sal, vinagre, cebola, salsa, tomate, pimenta, páprica, sálvia e nada mais, sem conservantes e aditivos artificiais.

Já a linha Nat Food Service, renovada em 2025, apresenta novas soluções voltadas especialmente a restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação, com opções de produtos assados, cozidos e congelados in natura com as peças já cortadas e/ou gramaturadas, características que garantem economia de tempo no preparo e aproveitamento total do produto.

Últimas Notícias